Compartilhe
facebook twitter gplus

Lua de mel 2021: Rota Romântica da Alemanha

20/10/2020

A Europa é daqueles lugares que apaixonam, com destinos românticos que inspiram casais de todos os continentes a curtirem juntos sua atmosfera encantadora. Suas paisagens transitam entre o novo e o histórico, formando cartões-postais que vivem no imaginário de milhares de pessoas ao redor do mundo. Muito desse charme pode ser contemplado na Alemanha, principalmente por quem está em busca de cenários marcados por castelos e vilarejos que remetem a contos de fadas e transportam a épocas antigas. Digna de lua de mel, a Rota Romântica do país faz jus ao nome e proporciona um pano de fundo perfeito para uma viagem especial entre recém-casados. É um dos mais famosos circuitos da Alemanha, onde a natureza caprichada se mistura às construções medievais fazendo do percurso um roteiro repleto de tesouros. Para se inspirar!

Füssen 
Sem dúvidas, Füssen é um dos lugares mais bonitos da Rota Romântica e parada obrigatória aos casais que embarcam nessa jornada. Emoldurada pelo cenário dos Alpes, a cidade é a mais alta da Baviera e também a primeira ao sul da Rota Romântica. Por lá, vale conhecer seu centrinho histórico, marcado por ruelas de pedra, igrejas barrocas e casinhas coloridas onde se instalaram cafés e restaurantes supercharmosos. Ali perto, a pouco tempo de caminhada, está o Hohes Schloss, castelo que começou a ser construído no fim século 13 e foi projetado no alto de uma colina. Além da sua arquitetura encantadora, a atração abriga uma grande galeria de arte e ainda conta com mirantes que dão vistas incríveis para as belezas dessa pequena cidade bávara. 

Füssen também é ponto de partida para visitar o famoso Castelo de Neuschwanstein, que inspirou a criação do castelo da princesa Cinderela e é um dos cartões-postais mais especiais de toda a Alemanha. A atração está instalada no topo de uma montanha e, durante uma visita guiada pelos seus interiores, pode-se conhecer de pertinho alguns aposentos que mantêm um design riquíssimo em detalhes. Em Füssen, também não podem ficar de fora do roteiro o Castelo de Hohenschwangau e o Palácio de Linderhof, além da Igreja Wieskirche declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco e que impressiona com seu estilo rococó atraindo milhares de visitantes por ano. 

Ponto de partida para visitar o Castelo de Neuschwanstein, que inspirou o palácio da Cinderela, Füssen é um dos lugares mais bonitos da Rota Romântica e passeio imperdível no roteiro dos recém-casados.

Rothenburg ob der Tauber 
Com uma autenticidade singular, Rothenburg ob der Tauber é daqueles lugares com o charme típico de cidadezinha pequena, mas que também consegue trazer à tona a sensação de viagem ao passado: sua atmosfera épica é evidenciada pelas alamedas de pedra, construções históricas, igrejas antigas e torres bem altas. Combinado com belas fontes e jardins coloridos, tudo isso mais parece cenário de filme de romance, fazendo do destino um lugar bastante agradável para momentos a dois superinspiradores. A cidade também consegue manter seu clima de Idade Média intacto graças às muralhas que a emolduram, preservando séculos de História que podem ser observados principalmente nas ruelas medievais de estilo bem conservado. Esses muros de Rothenburg são, por si só, uma das atrações mais interessantes da cidade e, para uma outra perspectiva do destino, podem ser contornados em toda sua extensão – são quase 4 quilômetros a serem percorridos. 

Dinkelsbühl 
Mantendo os ares tradicionais das vilas alemãs, Dinkelsbühl é um vilarejo medieval tranquilo datado do século 10. Por não ser tão explorado como os demais destinos da Rota Romântica, sua identidade permanece quase intocada, garantindo um verdadeiro contato com as raízes culturais bávaras. As paisagens da cidade são marcadas por casinhas de telhados inclinados, janelas floridas e torres de vigia fortificadas, além das ruas com calçamento de pedra que dão ainda mais charme ao cenário. Dinkelsbühl ainda é considerado um dos complexos urbanos medievais mais bem preservados do país e uma das raras cidades alemãs que sobreviveu intacta à 2ª Guerra Mundial. Superaconchegante e muito convidativa para apreciar seus cafés e restaurantes, essa pequena cidade também é murada como Rothenburg e, semelhante a suas vizinhas, chama a atenção com diversas construções históricas espalhadas em seu território, a maioria delas multicoloridas. 

Rothenburg ob der Tauber é uma cidadezinha cheia de charme, com atmosfera épica e clima de Idade Média evidenciado principalmente pela arquitetura.
Würzburg
Würzburg é o último ponto ao norte da Rota Romântica e também a maior cidade dentre todas que compõem essa estrada. O mais emblemático dos seus cartões-postais é a fortaleza medieval Festung Marienberg, edificada entre os séculos 13 e 17. A cidade também está cercada por belíssimos vinhedos, além de ser marcada por obras arquitetônicas do estilo barroco que emanam charme e encantam visitantes do mundo inteiro. Cortada pelo Rio Main, que contribui com o seu belíssimo cenário, Würzburg sofreu muitos danos durante a 2ª Guerra Mundial, com edifícios icônicos tendo sido destruídos e também boa parte do seu centro histórico, datado da época medieval.

Após o processo de restauração, a cidade, então, voltou a ganhar brilho, se tornando famosa também graças à produção dos vinhos secos. Por lá, não podem ficar de fora da lista de passeios lugares como o Residenz De Würzburg, palácio de estilo barroco declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco – seus jardins são uma atração à parte –, e diversas construções religiosas, incluindo a Wallfahrtskirche Käppele, a Marienkapelle e a Catedral De Würzburg. Würzburg sabe unir arte, cultura e obras arquitetônicas belíssimas no mesmo lugar, que se contrastam com as paisagens verdejantes das belas vinícolas e ainda são capazes de proporcionar uma ótima viagem aos apreciadores de vinho.

Onde ficar

Ameron Neuschwanstein Alpsee Resort & SPA 
Instalado em Schwangau, cidade vizinha de Füssen, o hotel está bem próximo a atrações icônicas da Rota Romântica, como os castelos reais de Hohenschwangau e Neuschwanstein. Cercado por florestas e com vistas panorâmicas do lago Alpsee e das montanhas, a propriedade ainda conta com acomodações que evidenciam no design o charme local: materiais naturais e mobília original foram incorporados a um estilo contemporâneo, combinando tradições com modernidade e privilegiando o conforto do hóspede. Na gastronomia, destaque para os restaurantes Lisl Restaurant & Terrace e Alpenrose Am See Restaurant & Café, além do Ludwig Bar e do Schloss Bräustüberl – esse último ideal para apreciar autênticas especialidades alemãs, incluindo cervejas. Os casais ainda podem aproveitar os tratamentos relaxantes do 4 Elements Spa & Fitness, com piscina, hammam e uma série de funcionalidades dedicadas ao bem-estar.

Herrnschlösschen 
Em Rothenburg ob der Tauber, o Herrnschlösschen é um hotel tranquilo e familiar localizado no centro da cidade. Construído entre os séculos 11 e 12, o edifício em que está instalado conta com quase mil anos de História e ainda é considerado uma das casas mais antigas e bem preservadas de toda a Alemanha. As acomodações privilegiam o conforto e bem-estar do hóspede, com atmosfera tranquila que evidencia a sensação de estar em casa. Sua gastronomia é marcada por pratos criativos e menu sazonal, elaborado a partir de ingredientes cuidadosamente selecionados. Para relaxar, os hóspedes têm à disposição tratamentos de beleza e bem-estar que se dedicam a revigorar as energias do corpo e da mente. 

Fale com um consultor Teresa Perez e conheça nossos roteiros e informações detalhadas. 

0 Comentário