Compartilhe
facebook twitter gplus

Viaje Sem Sair de Casa: Festival do Queijo

25/03/2020

Este é um momento para cuidarmos um do outro, para estarmos com a família e aquietarmos a mente. Para viajar, nem sempre precisamos sair de casa. No projeto Viaje Sem Sair de Casa, reunimos conteúdos superbacanas para você aproveitar com a família. Que tal conhecer o que cada destino tem de mais interessante? Da gastronomia a dicas de filmes e livros - tudo o que você precisa pra curtir um pedacinho do mundo na sua própria casa e conhecer outros lugares sob novas perspectivas. Boa viagem!


Festival de Chästeilet na Suíça
A matéria-prima dos célebres queijos da Suíça é o leite de vacas que sobem e descem os Alpes. No verão, elas são levadas para o topo das montanhas, onde a pastagem é mais verde e o ar é mais puro. A ordenha é feita lá no alto. Pouco antes da chegada do outono, elas voltam para o sopé das montanhas, onde, no inverno, ficarão em estábulos protegidas do frio e se alimentarão de feno.

Em setembro e outubro, na entrada do outono, dezenas de pequenos fazendeiros se reúnem nos gramados da região de Justistal, na Suíça alemã, para repartir a produção dos meses em que as vacas estavam no alto. Às centenas, os queijos redondos ficam empilhados. Cada fazendeiro recebe seu quinhão conforme a quantidade de leite que suas vacas produziram. É uma tradição de 250 anos.

Artesanais e saborosas, as iguarias atraem suíços e estrangeiros para as montanhas e acabam transformando o encontro dos fazendeiros numa grande festa, conhecida como Chästeilet. Para as crianças, o melhor momento é o desfile de vacas com flores na cabeça e sino no pescoço.

0 Comentário