Compartilhe
facebook twitter gplus

Mundial de Seleções no Qatar

13/04/2021

De quatro em quatro anos, o mundo para pra receber um dos eventos mais grandiosos da história do futebol. Com menos de dois anos para realização do Mundial de Seleções, entramos em contagem regressiva para a sua vigésima segunda edição, que acontecerá em 2022 e será sediada pelo Qatar, o primeiro país do Oriente Médio escolhido como palco do torneio e que já está com os preparativos a todo vapor.

Tem novidade também com relação às datas: a edição de 2022 vai ser a primeira a acontecer no fim do ano (21 de novembro a 18 de dezembro), época correspondente ao outono no hemisfério norte para evitar as altas temperaturas que costumam se manifestar na região durante junho e julho. 

Considerada centro econômico do Qatar e também a mais populosa de suas cidades, a capital Doha, que está localizada no Golfo Pérsico, será uma das cinco cidades que sediarão os jogos no país.

Cidades que sediarão os jogos
Capital do Qatar - e também a cidade mais populosa do país, além de ser considerada centro econômico do destino -, Doha, localizada no Golfo Pérsico, será uma das cinco cidades que sediarão o torneio. Al Khor, Al Rayyan, Al Wakrah e Lusail - essa última construída exclusivamente para receber a abertura e a final do evento - também foram selecionadas para receber os jogos.

Nova cidade em construção
Não, você não leu errado. O Qatar está construindo uma cidade novinha em folha, praticamente do zero, para se tornar a sede de um dos principais estádios dessa edição, o Estádio de Lusail, que terá capacidade para receber 80 mil torcedores. A cidade de Lusail é um projeto de mais de 30 quilômetros quadrados e ficará a apenas 20 quilômetros de distância da capital Doha. Além do estádio, a cidade  abrigará uma estrutura com inúmeras opções de entretenimento, áreas comerciais, residenciais, marina e até praia.

A cidade de Lusail está sendo construída exclusivamente para os jogos e abrigará um dos estádios principais do evento.

Estádios
No total, 8 estádios receberão as seleções em campo e cinco deles já estão finalizados - a estimativa é que os demais fiquem prontos até o início de 2022. O interessante é que cada um deles apresentará propostas diferentes e inovadoras na sua arquitetura e design - o que por si só já vale conferir de pertinho. 

Em Al Akhor, por exemplo, o estádio de Al Bayat tem arquitetura inspirada nas Bayt Al Sha’ar, tendas beduínas utilizadas por antigas civilizações nômades que há centenas de anos ocuparam a região e até hoje são marco importante na história do destino.

Enquanto isso, o estádio Ras Abu Aboud rouba a cena com sua estrutura criada a partir de contêineres reciclados  e uma série de blocos modulares, permitindo que ele possa ser desmontado e até levado para outros lugares após finalização do evento. 

Já o Al Thumama conta com seu design repleto de influências árabes e importantes simbologias dessa cultura - sua fachada é inspirada no formato do gahfiya, um adorno branco que faz parte das tradicionais roupas masculinas utilizadas pelos muçulmanos. O estádio Al Rayyan também se destaca refletindo tradições árabes, que podem ser vistas na própria fachada inspirada pelos padrões de relevo do país. 
 
Vale também conhecer a proposta apresentada pelo Al Janoub, em Al Wakrah, projetado com o intuito de evidenciar as tradições marítimas do Qatar com ondas na cobertura e madeira no interior que fazem lembrar o efeito de estar navegando nos barcos de pesca árabe. 
 
Há ainda o Education City, com um formato que reproduz o mesmo contorno de um diamante, e o Khalifa International Stadium, um dos centros esportivos mais famosos do país que foi renovado e ganhou contornos mais modernos.

Construído na década de 1970, o Khalifa International Stadium é um dos centros esportivos mais famosos do país e foi renovado para receber os jogos.

Teresa Perez indica

Doha - 5 dias
• 4 noites em Doha, em hotel selecionado
• Café da manhã
• Traslados de chegada e saída entre o Aeroporto Internacional de Doha e o hotel*
• Traslados para os jogos*
• 1 ingresso e serviço de hospitalidade no estádio para um jogo do Brasil
• 1 ingresso e serviço de hospitalidade no estádio para um jogo a ser definido
• 1 ingresso para o evento Match Off Site
•  Seguro viagem


Fale com um consultor Teresa Perez e planeje sua viagem para acompanhar o torneio. 

0 Comentário