Compartilhe
facebook twitter gplus

Viaje sem sair de casa: de menino a guerreiro

03/04/2020

Este é um momento para cuidarmos um do outro, para estarmos com a família e aquietarmos a mente. Para viajar, nem sempre precisamos sair de casa. No projeto Viaje Sem Sair de Casa, reunimos conteúdos superbacanas para você aproveitar com a família. Que tal conhecer o que cada destino tem de mais interessante? Da gastronomia a dicas de filmes e livros - tudo o que você precisa pra curtir um pedacinho do mundo na sua própria casa e conhecer outros lugares sob novas perspectivas. Boa viagem!

 

De meninos a guerreiros

Alguns já foram extintos, outros resistem bravamente isolados do mundo moderno. Outros, ainda, continuam estabelecidos há séculos, vibrantes, ditando os rumos e os atrativos de um destino. Um povo sempre se distingue - e se define - por seu legado. Estes legados - cultural, histórico e artístico - ajudam a determinar a personalidade de um país desde sempre. Suas celebrações também fazem parte desse legado cultural. 

Ritual de passagem da tribo Massai Mara no Quênia

As diversas etnias, comunidades, castas e tribos espalhados pelo planeta compõem um cenário tão rico, que muitas vezes não basta apenas conhecê-los. É preciso vivenciar cada uma das suas inspirações para compreendê-los.

Os massais, são um bom exemplo. De sete em sete anos, no Quênia e na Tanzânia, os massais - uma das tribos mais antigas da África - encontram-se na savana para celebrar a transformação de seus adolescentes em guerreiros.

O eunoto, ou rito de passagem, dura quatro dias e reúne grupos do Quênia e da Tanzânia. Nos primeiros dias, os rapazes protagonizam as cerimônias com o corpo pintado de ocre. O tom avermelhado alude ao espírito combativo dos guerreiros. Eles dançam, emitem sons potentes da garganta e dão espetaculares saltos para o alto. Nos últimos dias, a pintura passa a ser branca, a cor da vida.

Massai Maras

A festa não para nem sequer durante a madrugada, iluminada por fogueiras. Faz parte do ritual o sacrífico de um boi, e os jovens precisam comer a carne e beber o sangue do animal - no passado, a prova de coragem exigia que matassem um leão.

O momento mais emocionante ocorre quando as mães surgem e raspam os longos cabelos dos novos guerreiros, marcando definitivamente a entrada deles na vida adulta.

Toda criança massai sonha com esse momento.

0 Comentário