Compartilhe
facebook twitter gplus mail

Comporta e Monsaraz: para redescobrir Portugal

22/08/2019

Por Pimpa Brauen. Especial para a The Traveller

Em Portugal, Lisboa, a cidade que merece ser redescoberta a cada temporada, é sempre o centro das atenções. Mas é bom salientar que ela brilha ao lado de outras regiões que ajudam a traduzir a alma portuguesa com excelência. Portugal é imenso – se não pelo tamanho do seu território, certamente pelo menu de ótimos atrativos que estão à disposição de quem o visita. A capital, cada vez mais trendy, é sempre inventiva e merece a parada – mas também pode ser o ponto de partida para regiões que começam a entrar no radar dos brasileiros, como Monsaraz e Comporta.

Antes de pegar a estrada, aproveite o visual atraente das regiões do Chiado e do Bairro Alto, com seus cafés, livrarias e galerias de arte, e visite endereços que definem a formação da identidade urbana lisboeta, a exemplo do Bairro Alto Hotel e seu edifício do século 18, que passa por um processo de remodelação e ampliação projetado pelo renomado arquiteto Eduardo Souto de Moura. A reabertura do espaço está programada para julho desse ano, época em que o cardápio exclusivo do criativo chef Nuno Mendes poderá ser apreciado no restaurante e bar BAHR. Novidades da Lisboa que está sempre se renovando. Vale conferir!

Vista do Alentejo a partir do Castelo Medieval de Monsaraz

Monsaraz
Depois de encantar-se com o estilo cosmopolita de Lisboa, é hora de rumar para o interior e vivenciar a relação que os moradores de Monsaraz têm com o tempo. Conhecida por suas construções pintadas de branco e pelas pedras de xisto que cobrem muralhas e paredes, além das ruas de paralelepípedos por onde não circulam carros, a cidade é tida como um pedaço do Alentejo que fica perto do céu. Visto como um dos pontos de destaque do turismo local, o Castelo de Monsaraz e suas estruturas medievais foram erguidos por D. Afonso III, D. Dinis e D. Fernando, e constituem o melhor ponto de observação da região. Do lado de fora da muralha, na parte mais alta de uma propriedade rural de 780 hectares, denominada tradicionalmente de Monte Alentejano, está o coração do hotel São Lourenço do Barrocal e suas instalações caracterizadas pelo tradicionalismo português.

A fazenda – ou herdade, como chamam por aqui – vem ganhando novos ares pelas mãos do empresário José António Uva, membro da família proprietária do local desde a sua fundação, em 1820. Depois de um longo projeto de revitalização desenhado por Eduardo Souto de Moura, inaugurou-se o hotel, cujas construções não perderam sua essência, que remete ao século 19, quando cerca de 50 famílias formaram aqui uma comunidade agrícola autossustentável. O complexo inclui 40 acomodações, sendo 22 quartos, 2 suítes e 16 casas, e um maravilhoso spa que utiliza a delicada linha de produtos totalmente orgânicos Susanne Kaufmann. Tudo rodeado por oliveiras e árvores frutíferas. Passeios de bicicleta, cavalgadas, voos de balão, piqueniques servidos em mesas compridas de madeira decoradas com delicadas flores da região, aulas de yoga e pilates são algumas das muitas experiências oferecidas pelo hotel.

Em Comporta, é possível fazer cavalgadas à beira-mar e se sentir inserido na natureza (Foto Pimpa Brauen)

Comporta
Ao longo de 60 quilômetros de costa, com as ondas quebrando suavemente na areia branca, a praia de Comporta, no centro-sul português, parece um lugar saído dos roteiros de cinema, que entrou recentemente na rota dos turistas mais antenados. A região abriga várias praias com pequenos bares e restaurantes – as principais e mais conhecidas são a do Carvalhal, a do Prego e a de Comporta. Mas se por acaso você busca mais do que dias relaxantes ao sol, o leque de atividades possíveis na região não deixa a desejar. Por lá, se encontra um dos melhores campos de golfe da Europa, com vista para o oceano e para a Serra da Arrábida, traçado pelo arquiteto Robert Trent Jones. Se gosta de cavalgar, servidos por lá são nacionais – para eles, uma forma de homenagear o modo de fazer dos produtores locais.

Nos 7 mil metros quadrados de área comum, a piscina e a lareira externa se destacam e servem de espaço para boas conversas e para contemplação do entorno. Com este projeto, complementado pelo jardim biológico com mais de 300 espécies de plantas, o pomar, a agrofloresta e o restaurante orgânico, a atitude sustentável do Sublime Comporta evidencia-se mais uma vez. Nesse país em que tudo soa deslumbrante, alguns versos da canção Redescobrir, de Gonzaguinha, nunca fizeram tanto sentido – entender que tudo é nosso e que sempre esteve em nós e redescobrir o gosto e o sabor da festa. Que história...

 

Onde Ficar

São Lourenço do Barrocal
Monsaraz
Cercado pelas paisagens idílicas do Alentejo, o hotel São Lourenço do Barrocal propõe uma experiência de tranquilidade junto à natureza. Com decoração rústica e acolhedora, que ressalta o clima de exclusividade, o hotel mantém opções de atividades como passeios a cavalo e observação de estrelas para inspirar ainda mais o contato com as belezas naturais da região. O clima bucólico se estende também aos quartos, suítes e residências, perfeitamente integrados às paisagens ao redor.

Sublime Comporta
Comporta
O Sublime Comporta está rodeado por pinheiros, lagoas e mais de 60 quilômetros de praias da costa Atlântica. O hotel conta com apenas 23 quartos e suítes, além de villas com piscinas privativas. No Sublime Spa, os procedimentos são realizados com ingredientes da região, plantas colhidas diariamente na horta orgânica própria e óleos naturais. Já a experiência gastronômica tem destaque no restaurante Sem Porta, que privilegia os sabores da tradicional culinária local.

0 Comentário