Compartilhe
facebook twitter gplus mail

Viena e os 250 anos de Beethoven

03/01/2020

Beira o impossível escolher qual capital europeia é mais fascinante. Fato é que Viena figura com tranquilidade entre as mais interessantes. A cidade austríaca proporciona vários atrativos, que representam dez séculos de história e um imenso legado cultural. Basta caminhar por Viena para se encantar! E em 2020, o destino está ainda mais especial. Esse ano será celebrado o aniversário de Beethoven, compositor alemão que viveu muito mais na Áustria do que na Alemanha. De quebra, a gente ainda conta dez experiências imperdíveis por lá.


Beethoven, 250 anos!
Beethoven nasceu na cidade alemã de Bonn, mas foi em Viena que passou a maior parte de sua vida, e onde se tornou um dos maiores e mais influentes compositores eruditos de todos os tempos. Basta dar uma voltinha pela capital austríaca para notar a relação da cidade com o compositor: no Museu Beethoven o compositor escreveu o célebre Testamento de Heiligenstadt; na Academia Austríaca de Ciências aconteceu a estreia da Sinfonia n° 7; o Edifício da Secessão guarda a pintura Friso de Beethoven, de Gustav Klimt; e é no Cemitério Central que se encontra o seu túmulo. Esse ano, Viena terá ainda mais a cara dele, isso porque 2020 marca os 250 anos de seu nascimento e, para celebrar, a agenda da cidade ganhou alguns eventos temáticos imperdíveis. 

O Leopold Museum realizará de 30 de maio a 21 de setembro a Inspiração Beethoven

Os eventos
A começar pela Biblioteca Nacional da Áustria, que realiza até 19 de abril a exposição Beethoven – Mundo do Homem e Centelha dos Deuses, com cartas e manuscritos originais de algumas obras, incluindo páginas da Nona Sinfonia; outra expo interessante é a Beethoven Moves, que tem pinturas de Caspar David Friedrich, cadernos de William Turner, quadros de Francisco de Goya e esculturas de Auguste Rodin, entre outras obras, de 25 de marco a 5 de julho no Museu Kunsthistorisches; obrigatório também no roteiro cultural, o Museu Beethoven é o lugar mais procurado por qualquer fã do musicista, um espaço que apresenta inúmeras exposições sobre a vida dele na cidade; por fim, outro highlight entre os museus é o Museu Leopold, que, de 30 de maio a 21 de setembro realizará a Inspiração Beethoven, que entre as principais atrações terá a reconstrução da sala de música da fábrica de joias Scheid. 

É claro que não poderiam faltar ótimos concertos também! Na Opera Estatal de Viena acontece a Matinê de apresentação de Fidelio, a única ópera de Beethoven, em 19 de janeiro, e a Estreia de Fidelio (na versão original de Leonore), conduzida por Tomáš Netopil e dirigida por Amelie Niemeyer, nos dias 1, 5, 8, 11 e 14 de fevereiro – sem contar que o local realizará apresentações da Orquestra Filarmônica de Viena, de janeiro a julho; tem mais apresentações especiais de Fidelio no Teatro de Viena, dessa vez com direção do vencedor do Oscar Christoph Waltz, nos dias 16, 18, 20, 23, 25 e 27 de março. 

Dez ótimas experiências em Viena

Dar um giro pela Ringstrasse Boulevard
Caminhe (ou ande de bike) pela estrada que comemorou 150 anos em 2015 para ver alguns dos pontos mais importantes de Viena, como o Palácio Real Hofburg, a prefeitura, a Bolsa, o Parlamento, o Burgtheater, a Igreja Votiva, a Universidade de Viena, o Museu Kunsthistorisches e o Museu de História Natural.

Vá de charrete
Uma ótima experiência é fazer um passeio de charrete chamado Fiaker pelo centro, uma área de pequenas ruas pelas quais passam apenas pedestres. 

Viena bem cosmopolita
A Mariahilfer Street é a maior rua comercial de Viena e está cercada por pequenas boutiques, restaurantes locais, bares e pubs – é uma área perfeita para quem ama explorar o que há de mais tendência em um destino, do universo da moda à cena gastronômica. 

Das catacumbas ao skyline
Outro ótimo atrativo é uma visita guiada à Catedral de Santo Estêvão. O tour passa pelas catacumbas e pelos locais de sepultamento da velha Viena. Ainda é possível pegar um elevador na torre, de onde se tem vista panorâmica da cidade.

Ser um Habsburgo por algumas horas
O Palácio de Schönbrunn é a residência de verão dos Habsburgos e onde está uma das mais belas vistas da Áustria. O local ainda abriga lindos jardins, o café Gloriette, o zoológico de Schönbrunn - um dos mais antigos do mundo - o Imperial Carriage Museum e o Puppet Theatre.

Muito Klimt 
Imperdível também é o Palácio Belvedere, onde está o maior acervo do mundo de pinturas de Gustav Klimt, incluindo a famosa “The Kiss”.

Neustift

Dos grandiosos museus...
Não podem faltar no tour cultural o Museu Kunsthistorisches e o MuseumsQuartier, certamente os museus mais imponentes e tradicionais da cidade.

aos menos conhecidos de Viena
Já entre os mais incomuns, o primeiro Museu Funerário do mundo, no Cemitério Central de Viena, o Museu do Globo de Neve (o globo de neve foi inventado em Viena!), o Third Man Museum, o Museu Schnaps, a Casa de Música, o Museu Sigmund Freud e o Museu das Ilusões.

Que sabores e aromas tem a cidade?
Uma das melhores formas de descobrir é visitando um mercado local! Naschmarkt é o mais famoso, situado próximo à Ópera Estatal de Viena. Coloque também no radar: Karmelitermarkt, Kutschkermarkt e Hannovermarkt. 

E um vinhozinho não pode faltar
Alguns destinos da Áustria parecem levar o visitante a outros países. É o caso de lugares como Neustift, Heiligenstadt e Grinzing, todos situados em Viena, mas repletos de cenários dignos de algumas das regiões vinícolas mais interessantes da Europa. 


Onde ficar

The Ritz-Carlton Vienna
Ares contemporâneos misturados a elegância dos palácios do século 19. O The Ritz-Carlton Vienna esta no boulevard mais charmoso da cidade, proporcionando conforto em suas suítes de design personalizado. O hotel também e destaque com a gastronomia, além dos tratamentos no spa feitos com produtos orgânicos e ingredientes colhidos na Floresta de Bregenz.

Hotel Sacher Wien
O Sacher Wien e um ícone da Áustria entre grandes personalidades internacionais. O hotel tem acomodações decoradas individualmente, com mobília nobre, peças de antiguidade e um design elegante que reproduz o estilo clássico de Viena. Na gastronomia, cozinha internacional e os autênticos sabores da cidade para aproximar o hospede das suas tradições culinárias.

0 Comentário