Quem viaja pela Rota das Emoções, passando por Maranhão, Piauí e Ceará, encontra pelo caminho cenários arrebatadores – muitos deles formados por dunas, santuários ecológicos, unidades de conservação e praias de areias claras – além, é claro, de experiências pra lá de emocionantes. Um dos destaques é Atins, no Maranhão, vilarejo localizado entre os Lençóis Maranhenses, o Oceano Atlântico e o Rio Preguiças, com sua atmosfera rústica, perfeita para quem procura por tranquilidade em um destino ainda pouco visitado.
Mas este é só o começo da viagem: prepare-se para conhecer o Delta do Parnaíba, no Piauí, e se deparar com o maior delta das Américas. Ao redor da cidade de Parnaíba, o santuário natural é formado por arquipélagos praticamente intocados e habitados por aves de diversas espécies. Tudo muito próximo da Praia de Barra Grande, onde a experiência ambiental se enriquece com a observação de espécie nativas, como o cavalo-marinho.
E o que dizer das praias do Ceará? Jericoacoara, ou Jeri, para os íntimos, não desaponta com suas dunas móveis, coqueirais, lagoas de águas cristalinas, cavernas, praias intocadas de enseada e de oceano, além de outros cenários idílicos e inesquecíveis. De clima descontraído, a Praia do Preá também é um highlight imperdível, assim como Trairi, outra cidade com jeitinho de aldeia de pescadores. Aqui, a ideia é se desconectar da rotina e se conectar com a natureza, já que seus 36 quilômetros são divididos em quatro praias de beleza única.