Compartilhe
facebook twitter gplus mail

Hotéis sustentáveis

24/07/2019

O mundo mudou. Foi-se o tempo em que o ser humano explorava o planeta acreditando que os recursos naturais eram infinitos e que os problemas dos moradores de uma comunidade distante eram apenas... problemas deles. A globalização trouxe aos cidadãos do mundo uma consciência da importância de minimizar seu impacto, interagindo de forma positiva com os povos anfitriões. Práticas de conservação aliadas à isolamento e conforto Cada vez mais urgente, a sustentabilidade se torna item indispensável em iniciativas adotadas por hotéis ao redor do mundo. 

Conheça 10 hotéis onde sustentabilidade é luxo essencial e fazem a diferença na busca por um mundo mais verde.

 

Sabi Sabi Earth Lodge
Reserva Sabi Sands África do Sul

No coração da Reserva Sabi Sands, o Sabi Sabi Earth Lodge carrega o selo National Geographic Unique Lodges of the World. Sinônimo de excelência em sustentabilidade, o Earth Lodge segue as práticas de ecoturismo, com um plano de gerenciamento de habitat que inclui reutilização de água, controle de incêndios e preservação da vida selvagem da região. O hotel também atua na conservação da cultura local e no investimento de escolas e comunidades que compõem seu staff. Tudo isso com primoroso design que incorpora elementos naturais da savana, integrando-se ao meio ambiente.


Lizard Island
Lizard Island, Austrália
O Lizard Island é um parque natural que fica ao norte da Grande Barreira de corais, com um único hotel de nome homônimo. Contemplado com praias idílicas e mangues, o resort foi um dos primeiros do mundo a receber a certificação de eco-lodge, com 40 suítes integradas à paisagem, de mínimo impacto à natureza. Todas as atividades nas águas cristalinas da ilha seguem prática de ecoturismo. O Lizard Island também incentiva os hóspedes conhecerem a biodiversidade, com naturalistas à disposição para esclarecer todas as curiosidades.

Sabi Sabi Earth Lodge, na África do Sul

Six Senses Yao Noi
Yao Noi, Tailândia
Na ilha de Yao Noi, o Six Senses incorpora diversas práticas para minimizar os impactos neste destino paradisíaco. A política de sustentabilidade adotada pelo hotel inclui a eficiência energética, gerenciamento de água e resíduos, compromisso social, preservação da flora e fauna locais, qualidade do ar e controle de ruído. O resort protege uma área de manguezal pública, para fins educacionais e que proporciona aos hóspedes um contato genuíno com a natureza.


Areias do Seixo
A dos Cunhados, Portugal
A menos de uma hora de Lisboa, o Areias do Seixo reúne conforto e sofisticação em um ambiente com foco na sustentabilidade. Um exemplo é o restaurante a cargo do chef Tiago Santos, que utiliza ingredientes cultivados na horta do hotel em criações que são uma viagem à tradicional cozinha portuguesa. Os quartos modernos combinam design elegante e aconchego ao utilizar materiais como vidro, madeira e pedras em sua composição.


Arakur
Ushuaia, Argentina
Em um dos mais impactantes cenários da Argentina, O Arakur Ushuaia Resort & Spa foi projetado de acordo com padrões de arquitetura sustentável, com montanhas, terraços naturais e áreas verdes harmoniosamente integrados ao ambiente. Seus quartos e suítes são decorados com materiais indígenas argentinos, como cobre, mármore e couro, compondo agradáveis ambientes. Práticas como uso responsável de água e otimização do consumo de energia renderam ao hotel uma certificação de gestão ambiental, concedida pelo ministério do turismo argentino.


The Brando
Tetiaroa Island, Polinésia Francesa
O The Brando, resort que leva o nome do ator norte-americano que deu fama à ilha da Polinésia Francesa, abriga um diversificado ecossistema que continua intacto, graças a ações de sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Para tanto, o hotel investe em tecnologia e programas que o tornam praticamente autossustentável, com a implantação de um ecoposto, painéis solares, jardins orgânicos, dessalinização da água do mar e estações para tratamento de esgoto.

Areias do Seixo, em Portugal

Unique Garden
São Paulo, Brasil
Situado na Serra da Cantareira, o Unique Garden Hotel & Spa tem a sustentabilidade como principal pilar. O hotel foi construído sobre um aquífero de mais de dois bilhões de anos, com o mínimo de impacto à natureza. O cenário idílico, formado por jardins, hortas, estufas, bosques e lagos, tornou o Unique um mantenedouro conservacionista, autorizado pelo IBAMA. Assim, o hotel também auxilia na preservação de animais e aves. Coleta seletiva de lixo e cultivo de vegetais orgânicos são outras ações perceptíveis em todos os detalhes do hotel.


Uxua
Bahia, Brasil
No Quadrado, centro de Trancoso, o Uxua é internacionalmente conhecido por seu projeto sustentável. O impacto na região é praticamente zero: são apenas 11 casas, pertencentes a pescadores no século 16 e que foram restauradas para serem integradas ao hotel. A restauração contou com o trabalho de designers internacionais, mas também privilegiou artesãos locais que, com elementos naturais e reciclados, produziram os objetos que compõem a decoração das casas.

Banyan Tree Mayakoba, Riviera Maya no México

Tierra Atacama 
Atacama, Chile
A sustentabilidade pautou o Tierra Atacama desde sua concepção. Construído em uma área arqueológica do povoado de San Pedro de Atacama, o hotel exibe arquitetura notável, projetada com o objetivo de preservar as características locais. Para minimizar os impactos ambientais, o hotel adota prática como utilização de painéis solares, redução do consumo de água e outros recursos. Mensalmente, o Tierra gera um relatório dessas ações para aprimorar a gestão de sustentabilidade.


Banyan Tree Mayakoba 
Riviera Maya, México
Instalado na Riviera Maya, região de natureza exuberante e com vista para o mar, o Banyan Tree Mayakoba é fruto de um projeto que integra natureza e ações sustentáveis, sempre em total harmonia com o meio ambiente. O resort conta com villas rodeadas por dunas, lagoas e muito verde, decoradas com inspirações do design mexicano e detalhes orientais.

0 Comentário