Compartilhe
facebook twitter gplus mail

Restaurantes estrelados na Itália

28/02/2019
O restaurante La Pergola, em Roma, é o único da cidade com o máximo de estrelas Michelin.
Piazza Duomo, em Alba, preza pela cozinha contemporânea criada com produtos sazonais.

Um restaurante estrelado pelo Guia Michelin é sempre sinônimo de prestígio, sabores autênticos, gastronomia impecável e pratos executados com perfeição. As três estrelas levam o máximo de reconhecimento à casa, consagrando a cozinha internacionalmente. E não é para menos, já que a avaliação dos críticos é bem rigorosa e feita a partir de cinco critérios principais: domínio do sabor e da técnica culinária, personalidade do chef presente nas receitas elaboradas, value for money, consistência de padrão entre as visitas e qualidade dos ingredientes. A cada ano, o Guia Michelin reavalia as classificações das estrelas podendo acrescentá-las ou até mesmo retirá-las de cada restaurante, considerando a qualidade dos serviços mantida. 

Desses destinos que também conquistam pelo paladar, não é novidade que a Itália é um ícone gastronômico. Pizza e espaguete são os primeiros pratos que vem à cabeça quando o assunto é a gastronomia do destino, já que sua tradicional culinária é marcada principalmente por massas. Mas nem só de pasta vivem os italianos, e não é à toa que o país perde apenas para a França em número total de restaurantes estrelados, totalizando mais de 360. 

Em novembro de 2018, o Guia anunciou os novos restaurantes italianos estrelados - dez deles receberam o máximo de estrelas, provando que a originalidade também faz parte do cardápio do país. A novidade da lista é o restaurante Uliassi que acabou conquistando a terceira estrela Michelin na edição de 2019 após  permanecer quase dez anos com apenas duas. 

Confira a seleção de restaurantes na Itália que receberam a avaliação máxima de um dos guias gastronômicos mais conceituados do mundo.


Osteria Francescana
Modena, Itália
A começar pela decoração, as tradições italianas no Osteria Francescana são respeitadas em cada detalhe. O chef Massimo Bottura, nascido em Modena, mescla o clássico e o contemporâneo no cardápio, proporcionando uma gastronomia de alto nível a partir de pratos equilibrados com toques inventivos. Há duas opções de menus degustação, receitas à la carte e uma vasta seleção de vinhos ideal para harmonizar o jantar. Osteria Francescana também é considerado o melhor restaurante do mundo, de acordo com a The World’s 50 Best Restaurants 2018.
osteriafrancescana.it

Le Calandre
Sarmeola di Rubano, Itália
A essência de cada ingrediente é explorada no cardápio do Le Calandre, acentuando os sabores das receitas preparadas de acordo com a sazonalidade dos produtos. A baixa iluminação evidencia sua atmosfera intimista, e a adega com mais de mil rótulos de vinhos também é um destaque do restaurante. Além das estrelas Michelin, La Calandre figura entre os 50 melhores do mundo na lista The World’s 50 Best Restaurants 2018, com cozinha comandada pelo chef Massimiliano Alajmo.
alajmo.it

Piazza Duomo
Alba, Italy
Piazza Duomo também é um dos restaurantes italianos que, além de estrelado pelo Guia Michelin, marca presença na The World’s 50 Best Restaurants 2018. O chef Enrico Crippa está à frente dessa cozinha contemporânea, reinterpretando receitas tradicionais de acordo com o seu estilo e fazendo uso de produtos sazonais cultivados localmente. A personalidade de Enrico também é influenciada pela França e pelo Japão, países por onde o chef teve passagem durante suas experiências profissionais e que ampliaram ainda mais sua percepção criativa.
piazzaduomoalba.it

Reale
Castel di Sangro, Itália
Além de possuir o máximo de estrelas Michelin, o restaurante Reale também ocupa posição na The World’s 50 Best Restaurants 2018. Sua cozinha é criativa e minimalista, com o propósito de realçar os sabores e a pureza de cada produto. Os pratos, que levam assinatura dos chefs Niko Romito e Berardino Como, são servidos em ambiente elegante e mobília superclean, além de contar com uma vista para belezas naturais surpreendentes. Mais de nove mil garrafas de vinhos ocupam a adega, com rótulos em sua maioria italianos e europeus.
nikoromito.com

La Pergola
Roma, Itália
Heinz Beck está no comando da cozinha do La Pergola, único restaurante da cidade com três estrelas Michelin. A culinária é criativa e moderna, com sabores autênticos inspirados nas tradições da gastronomia italiana e mediterrânea. Localizado no Rome Cavalieri, A Waldorf Astoria Resort, o ambiente do La Pergola reflete a mesma sofisticação do hotel, exibindo detalhes clássicos e cheios de personalidade. O premiado sommelier Marco Reitano fica responsável pela indicação do vinho ideal para harmonização.
romecavalieri.com 

Uliassi
Senigallia, Itália
À beira do mar, o restaurante dedica-se a uma culinária contemporânea e criativa que leva assinatura do chef Mauro Uliassi. A decoração clara privilegia tons de azul, e o cardápio, inspirado pela praia logo à frente, tem os peixes e os frutos do mar como seus principais protagonistas. As vistas panorâmicas para o oceano complementam o cenário como pano de fundo.
uliassi.com

St. Hubertus
San Cassiano, Itália
Estilo alpino e décor elegante. O St. Hubertus é um restaurante de cozinha clássica feita com ingredientes sazonais e produtos finos. Seu menu é assinado pelo chef Norbert Niederkofler, que se inspira na gastronomia dos Alpes e seleciona especiarias locais para o preparo de cada um dos pratos. Painéis de madeira, mobília detalhada e cervos desenhados nas paredes compõem o ambiente clássico da casa, situada no Rosa Alpina Hotel & Spa.   
st-hubertus.it

Da Vittorio
Brusaporto, Itália
A decoração refinada do Da Vittorio também está marcada por plantas e flores, criando uma atmosfera mais íntima com a natureza e enaltecendo ainda mais o seu charme, sem perder os traços de sofisticação. O menu é variado, com opções que agradam paladares distintos, indo de peixes e frutos do mar a cogumelos e carnes de caça. Todas as receitas são preparadas com o objetivo de harmonizar cada sabor e dar um contraste entre os aromas diferentes. Os irmãos Enrico e Roberto Cerea são os chefs responsáveis pela assinatura do cardápio.  
davittorio.com

Dal Pescatore
Runate, Itália
Elegância é um traço característico do Dal Pescatore, localizado em um pequeno vilarejo ao norte da Itália. O restaurante está instalado em uma bonita casa de campo, com jardins ao redor permitindo um estreito contato com a natureza. Sua tradição é mantida há gerações, comandada pela mesma família desde sua inauguração na década de 1920. Pratos clássicos da Itália são servidos, com toques inovadores influenciados pelas experiências adquiridas em várias viagens da família pelo mundo. Os chefs Giovanni e Nadia Santini assinam o menu. 
dalpescatore.com

Enoteca Pinchiorri
Florença, Itália
O restaurante é clássico, desde a decoração até o estilo do cardápio. Sua prestigiada gastronomia é focada na culinária toscana, mas há também pratos tradicionais de outras regiões da Itália e opções internacionais. Os espaguetes são feitos de maneira artesanal, com técnicas caseiras combinadas a toques modernos. A lista de vinhos também é um dos grandes destaques do Enoteca Pinchiorri. Os chefs Annie Féolde e Ricardo Monco comandam a cozinha. 
enotecapinchiorri.it

0 Comentário

Comentários com conteúdo impróprio e/ou spam poderão ser removidos.