Compartilhe
facebook twitter gplus mail

A incrível gastronomia do Vale do Loire

26/07/2017
Castelo de Amboise, no Vale do Loire
Vista de Tourane, uma das charmosas cidades da região

Patrícia Mattos. Especial para a Teresa Perez Tours. 
 

Visitar o Vale do Loire é viajar no tempo e na história dos grandes reis e rainhas da França e especialmente se encantar com os castelos majestosos em um cenário que parece ter saído de um conto de fadas!

A região com cerca de 280 quilômetros de extensão ao longo do rio Loire tem uma beleza de tirar o folego. O acesso pode ser feito rapidamente de carro ou de trem, já que está distante a apenas 130 quilômetros de Paris. O cenário da viagem é repleto de belas paisagens, jardins floridos, charmosos vilarejos e os majestosos castelos que emolduram lindamente o trajeto. Entre os mais belos, podemos citar os château de Maintenon, de Amboise, de Chambord, de Chenonceau, de Chaumont-sur-Loire, Clos Lucé e Cheverny, todos abertos para visitação.

O ideal é reservar alguns dias para se hospedar em algum château-hotel e aproveitar para conhecer bem a região, visitar os castelos, igrejas, museus, passear de bicicleta pelos campos floridos, fazer um passeio de barco e, claro, provar um pouco da interessante gastronomia local. No Vale do Loire encontramos uma boa variedade de ingredientes de produção própria que são muito frescos e a maioria dos restaurantes aproveita essas especialidades no menu, com cada produto em sua melhor fase.

Em Touraine, por exemplo, há uma variedade imensa de charcuterie e maravilhosas trufas que encontram na região condições muito favoráveis para o seu desenvolvimento. A cozinha de Tours traz muitas carnes, frios e a exótica “géline” - raça de galinha preta.

Já a região central do Vale do Loire é muito reconhecida pela produção de queijos de cabra, que devido aos diferentes processos de envelhecimento podem ser frescos ou secos, macios ou cremosos e acompanham muito bem os vinhos brancos da região, cujas vinícolas também podem e devem ser visitadas. Para uma experiência très chic, experimente o restaurante L’Orangerie, que fica dentro do maravilhoso Château de Chenonceau e oferece aos visitantes a alta gastronomia tradicional francesa em um ambiente muito elegante e importante historicamente, pois era onde antigamente funcionava a L’Orangerie do Castelo.

O restaurante Le Georges, que fica dentro do Hotel Le Grand Monarque, em Chartres, tem uma estrela no Guia Michelin e é comandado pelo criativo chef Nicolas Mendes, que apresenta a gastronomia francesa com clássicos regionais como o patê de Chartres. Em Chambord, local onde está um dos maiores e mais lindos castelos da França, não perca a oportunidade de fazer um jantar realmente “sur-Loire” (sobre o rio Loire), degustando a gastronomia e vinhos locais em barcos típicos de época. 

No Castelo de Clos-Lucé (última morada de Leonardo da Vinci) encontramos um restaurante muito interessante, o L'Auberge du Prieuré, que serve especialidades da Idade Média em um cenário medieval onde o atendimento é feito utilizando-se trajes típicos da época. 

 

Confira os restaurantes que devem estar na sua programação:

Les Feuillantines
4 Rue du Bourg, 28000 Chartres. lesfeuillantines.fr

Le Georges
22 Place des Épars, 28000 Chartres. bw-grand-monarque.com

L’Orangerie  
Château de Chenonceau, 37150 Chenonceaux. chenonceau.com/restaurants

Le Relais Saint Jacques
35 rue de la Mairie 45310 Tournoisis. relaissaintjacquesorleans.com

0 Comentário

Comentários com conteúdo impróprio e/ou spam poderão ser removidos.