Compartilhe
facebook twitter gplus mail

6 restaurantes nórdicos de destaque em 2018

23/11/2018
O restaurante Geranium, em Copenhagen, ocupa a 19ª posição na The World's 50 Best Restaurants 2018.
Um dos pratos de destaque do Frantzén, restaurante sueco também estrelado pelo Guia Michelin.

Pode-se dizer que muito da inspiração cultural nórdica vem das temperaturas baixas propiciadas pelo inverno, a exemplo dos esportes praticados no gelo e das tendências de moda que têm ganhado o mundo – estilos como o scandi style e o nordic chic inspiram passarelas até em continentes mais distantes. Com a culinária não poderia ser diferente. Marcada pelo clima frio, a gastronomia escandinava privilegia, principalmente, o uso de ingredientes típicos da estação. Alimentos defumados, legumes fermentados, ingredientes em conserva, peixes, carnes e frutas secas estão sempre presentes no cardápio, valorizando a mistura de sabores e texturas – assim como as comidas agridoces, que fazem bastante sucesso na região – e pratos ricos em gorduras naturais, ideais para aquecer o corpo nos dias mais gélidos.

Dois restaurantes escandinavos se destacam na premiada The World's 50 Best Restaurants 2018 graças a sua tradicional e ousada culinária, resgatando as raízes gastronômicas vikings e reiventando, ao mesmo tempo, temperos clássicos da cozinha do norte europeu. Além de eleger os 50 melhores do mundo, The Word's 50 Best Restaurants ainda cita outros cinquenta nomes de cozinhas nórdicas em seu site que, embora não incluídos no ranking oficial, também valem a visita.  

Conheça, então, seis restaurantes de destaque na Escandinávia, alguns deles também estrelados pelo Guia Michelin:


Geranium
Copenhagen, Dinamarca

Com vista panorâmica para a extensa área verde de Fælledparken (Common Gardens), Geranium está localizado no centro de Copenhagen. Rasmus Kofoed é o chef responsável pelo cardápio moderno, que privilegia ingredientes sazonais da Escandinávia magnificamente harmonizados com uma lista de vinhos de mais 2500 rótulos. Além das suas três estrelas Michelin, a casa também ocupa a 19ª posição dos melhores restaurantes do mundo.
geranium.dk


Maaemo
Oslo, Noruega

Maaemo não só está entre os 50 melhores restaurantes do mundo de 2018, como também é dono de três estrelas Michelin. Seu estilo de comida é nórdico, inspirado pela relação da natureza com a história cultural da Escandinávia. O nome do restaurante significa “Mãe Terra”, fazendo jus ao estilo do chef que só cozinha com os ingredientes colhidos – ou pescados – na própria Noruega.
maaemo.no


Frantzén
Estocolmo, Suécia

Citado pelo site da The World's 50 Best Restaurants, o Frantzén rouba a atenção em Estocolmo marcando sua cena gastronômica para sempre. O espaço serve cardápio único em ambiente elegante e intimista, com as mesmas opções para almoço e jantar. Frantzén também é destaque no Guia Michelin, e suas três estrelas provam que a cozinha autêntica e sofisticada da Suécia se mantém presente no seu menu criativo.
restaurantfrantzen.com


Fäviken
Järpen, Suécia

Outro sueco indicado pela The World's 50 Best Restaurants, exibe, além disso, duas estrelas Michelin. Na cidade fria de Järpen, o Fäviken dedica-se ao uso de produtos regionais, mantendo técnicas clássicas da sua rica tradição gastronômica vinda das montanhas e das fazendas locais. O cardápio é criado conforme a sazonalidade dos alimentos, enquanto a atmosfera elegante do ambiente se contrasta com alguns elementos rústicos inseridos à decoração.
favikenmagasinet.se


Relae 
Copenhagen, Dinamarca

Gastronomia inovadora e cozinha sustentável. Essas são as características mais marcantes do Relae, restaurante em Copenhagen focado no uso de matérias-primas naturais e pratos orgânicos. O cardápio fica por conta do chef Jonathan Tam, responsável por dar personalidade às receitas servidas em ambiente de decoração clean e clima agradável.
restaurant-relae.dk


108
Copenhagen, Dinamarca

Os melhores ingredientes da estação estão nos pratos do restaurante 108, que apresenta opções de menu degustação e cardápios à la carte. Destaque também para a primorosa carta de bebidas, com vinhos brancos, tintos, espumantes e rosés, ideais para harmonizar as receitas. O clima elegante e arejado tem decoração sóbria, com elementos verdes e detalhes cleans que enaltecem ainda mais sua atmosfera acolhedora.
108.dk

 

0 Comentário

Comentários com conteúdo impróprio e/ou spam poderão ser removidos.

Onde ficar em Copenhagen