Compartilhe
facebook twitter gplus mail

Programe-se: 20 festivais de música essenciais

27/04/2017
O festival Lovebox, em Londres.
O festival Sziget, na Hungria.

A música historicamente atravessa fronteiras, tanto de gêneros, quanto de destinos. Da América do Norte à Europa, as possibilidades de festivais musicais são inúmeras. Alguns voltados ao cenário novo da música, como o Iceland Airwaves, em Reykjavík, na Islândia, alguns mais inovadores, como o Burning Man, no deserto de Nevada. Do eletrônico ao rock alternativo, do indie ao pop, da dança ao cinema, do artesanato às artes digitais, todos os gêneros musicais e conceitos artísticos estão presentes na lista de 20 festivais essenciais para a sua viagem.

 

Super Bock Super Rock
Lisboa, Portugal
13 a 15 julho 2017
superbocksuperrock.pt

O Super Bock Super Rock, apesar de seu nome, contempla outros gêneros como o pop e o hip hop. Sempre no verão português, o festival acontece no Parque das Nações, em Lisboa e conta com atrações e ações, além dos principais artistas que se apresentam. Entre as atrações, um palco dedicado à música portuguesa e um concurso de videoclipes. Nesta edição estão nomes como Red Hot Chilli Peppers, Deftones, Foster the People, além dos brasileiros Seu Jorge e Boogarins.

 

Festival da Vieilles Charrues 
13 a 16 julho 2017
vieillescharrues.asso.fr

Considerado o maior festival de música da França, o Festival da Vieilles Charrues sempre acontece em julho, na cidade de Carhaix, a oeste da Bretanha. Cerca de 240 mil pessoas são atraídas todo ano, número que cresceu consideravelmente desde sua criação, em 1992. Entre as atrações estão Arcade Fire, Die Antwoord, DJ Snake, Phoenix, Manu Chao, Justice e Jean-Michal Jarre.

 

Festival Internacional de Benicasim 
Benicasim, Espanha
13 a 16 julho 2017
fiberfib.com


O Festival Internacional de Benicasim, na Espanha, acontece desde 1995. É um evento que incorpora muitos temas, além da música. Cinema, teatro, dança, moda e diversos cursos e palestras estarão acessíveis, juntamente aos shows de Red Hot Chilli Peppers, The Weekend, Kasabian, Foals, Los Planetas, Liam Gallacher, Jesus and Mary Chain, entre outros artistas. 

 

Ultra Europe 
Split, Croácia
13 a 19 julho 2017
ultraeurope.com

Em pleno clima de verão, o Ultra Europe tornou-se o festival de música eletrônica mais promissor da Europa. Anualmente, a costa adriática é tomada pela House Music, um dos principais gêneros dentro da vasta música eletrônica. Com muitos shows lendários, em estádios, no currículo, o festival complementa a Croácia, país repleto de praias paradisíacas. 

 

Melt Festival 
Gräfenhainichen, Alemanha
14 a 16 julho 2017
meltfestival.de

Situado em Gräfenhainichen, cidade a duas horas de Berlim, o Melt acontece há 20 anos. Será sediado em Ferropolis, antiga mina de carvão que agora funciona como um espaço para eventos. Durante três dias, às margens do Lago Gremmin, onde é tradição pular durante os shows, será possível ver as apresentações de Die Antwoord, Bonobo, M.I.A, Phoenix, The Kills, entre outros. 

 

Lovebox
Londres, Inglaterra
14 a 15 julho 2017
loveboxfestival.com

Idealizado pelos integrantes da Groove Armada, importante banda do cenário eletrônico, o Lovebox é um dos destaques do verão londrino. Durante dois dias, o leste da cidade é tomado por performances artísticas e, neste ano, contará com apresentações de nomes como Frank Ocean, Jamie XX (integrante da banda The XX), Mac Miller e Solange.

 

Secret Garden Party 
Abbots Ripton, Inglaterra
20 a 23 julho 2017

secretgardenparty.com

O Secret Garden Party, como sugere seu nome, salienta o conceito de festa, além de festival de música. 2017 sediará a última edição do evento, tornando quase obrigatória a presença de fãs de Metronomy, Crystal Fighters, Toots and the Mayrtals, Wild Beasts, Peaches e Kate Nash, que estiverem por Abbots Ripton, entre os dias 20 e 23 de julho.

 

Tomorrowland 
Boom, Bélgica
21 a 30 julho 2017
tomorrowland.com

Cheio de simbolismos do movimento New Age, o Tomorrowland, considerado o maior festival do mundo, nasceu na Bélgica, em Boom. Conhecido por suas performances com fogos de artifício, fontes de água, pirotecnia e contos de fadas, a ideia é, durante seus dois fins de semana, aproveitar todos os efeitos especiais e fugir um pouco da realidade. 

 


Panorama 
Nova York, EUA
28 a 30 julho 2017
panoramafestival.com

Com um design criado exclusivamente por artistas de Nova York, o Panorama pode ser considerado um playground de música e tecnologia. Com sete instalações interativas, busca integrar o público ao festival em si. Além de muita arte digital experimental, terá apresentações de nomes como Tame Impala, A Tribe Called Quest, Alt-J, Nine Inch Nails, MGMT, Frank Ocean, Solange, Justice e Nick Murphy.

 

Lollapalooza Chicago 
Chicagoi, EUA
3 a 6 agosto 2017
lollapalooza.com

O Lollapalooza é conhecido mundialmente, mas sua principal edição é a de Chicago. Com um conceito de “nação alternativa” o festival, desde 1991, quando foi concebido por Perry Farrell, integrante da banda Jane's Addiction, abraça calorosamente a todos que buscam bons shows. Esse ano, nomes como Muse, Arcade Fire, Justice, London Grammar, Alt-J, The Killers, Blink-182, Run The Jewels e Lorde estarão no line-up. 

 

Øya Festival 
Oslo, Noruega
8 a 12 agosto 2017
oyafestivalen.no

Considerado um dos maiores festivais da Noruega, o Øya Festival se desenvolveu muito desde sua primeira edição, em 1999. Realizado anualmente em Oslo, já recebeu mais de 80 bandas e esse ano espera, entre outros, MØ, Lana Del Rey e The XX.

 

Sziget Festival
Hajógyári-Sziget, Hungria
9 a 16 agosto
szigetfestival.com

Em 1993, durante um evento estudantil pequeno, nascia o Sziget, festival forte em cultura e música na Europa. Realizado na ilha de Hajógyári-Sziget durante uma semana, conta com mais de mil apresentações a cada ano. Em 2017, estão entre elas Kasabian, Pink, PJ Harvey e Alt-J.

 

Way Out West
Gotemburgo, Suécia
15 agosto 2017
wayoutwest.se

O Way Out West é praticamente a união de dois eventos em um só. Além de poder aproveitar os shows de Frank Ocean, The XX, Lana Del Rey e Feist, paralelamente acontece o Stay Out West, que conta com amplo programa voltado a cinema, artes, palestras, leituras e shows em lugares incomuns, como uma igreja e um museu. 

 

V Festival 
Chelmsford, Inglaterra
19 a 20 agosto 2017
vfestival.com

Foi em 1996 que Jarvis Cocker, vocalista da banda Pulp, criou o V Festival. O evento acontece em dois parques simultaneamente, o Hylands Park, em Chelmsford, e o Weston Park, em South Staffordshire, sempre no penúltimo final de semana de agosto.

 

Burning Man
Deserto de Tule, EUA
27 agosto a 4 setembro 2017
burningman.org

Como um evento que levanta a bandeira da livre expressão, o Burning Man foge do habitual. Todo ano se constrói a Black Rock City, uma cidade temporária, criada e voltada à arte, auto expressão e autossuficiência. Neste espaço, toda a criatividade do mundo é celebrada.

 

Pop Montreal
Montreal, Canadá
13 a 17 setembro 2017
popmontreal.com

Anualmente, Montreal é tomada pelo Pop Montreal, festival de rua que conta com várias apresentações pela cidade. Durante cinco dias, mais de 400 bandas estão organizadas para tocar em 50 locais diferentes, a maioria na área de Mile End. Além de muita música, há eventos de artes e uma feira cultural chamada Puces Pop.

 

Amsterdam Dance Event (ADE) 
Amsterdam, Holanda
18 a 22 outubro 2017
amsterdam-dance-event.nl


Voltado às últimas tendências da música, o Amsterdam Dance Event espera, anualmente, cerca de 350 mil pessoas. Durante cinco dias, conta com raves escondidas no Red Light District, além de exposições, promoções em lojas, pop-ups e exibições de filmes por todo o centro da cidade. 

 

Melbourne Festival 
Melbourne, Austrália
22 outubro 2017
festival.melbourne


Durante 17 dias a cidade de Melbourne realiza uma verdadeira celebração, que vai além da música. Dança, teatro, circo, artes visuais, multimídia, muitos ao ar livre, são parte do que compõe o festival australiano.

 

Voodoo Music Experience 
Nova Orleans, EUA
27 a 29 outubro 2017
voodoofestival.com


No decurso da semana de Halloween, mais precisamente durante três dias, o City Park, em Nova Orleans, recebe o Voodoo Music Experience. Desde 1999, o evento, além de ótima música, também proporciona feiras de gastronomia e artesanato, consumo de roupas e joias e cultura, de forma geral.

 

Iceland Airwaves 
Reykjavík, Islândia
2 a 6 novembro 2017
icelandairwaves.is

O primeiro Iceland Airwaves foi realizado em 1999, no aeroporto de Reykjavík. Desde então, seu maior enfoque foi em artistas novos, sejam eles islandeses ou internacionais. Anualmente, sempre no mês de outubro, a capital Reykjavík recebe o que há de mais promissor no indie, rock e pop.

 

Clientes Teresa Perez têm acesso a ingressos com lugares especiais nos concertos e festivais mais concorridos da temporada. Consulte info@teresaperez.com.br

 

 

0 Comentário

Comentários com conteúdo impróprio e/ou spam poderão ser removidos.