Compartilhe
facebook twitter gplus mail

O que há de melhor no Algarve

11/05/2017
Aproveitar a gastronomia do Algarve é obrigatório. Os sabores portugueses mais genuínos
Em Faro, temos a sensação que o tempo passa diferente

O Algarve é a região que se espalha pelo extremo sul de Portugal, banhada pelo Atlântico. A linha costeira se compõe de praias deslumbrantes e cidadezinhas charmosas, onde é intenso o movimento de iates nas marinas e de pessoas nos cafés e nos restaurantes estrelados à beira-mar. O lado histórico fascina. O Algarve foi o último domínio que os portugueses tomaram dos mouros. O nome deriva da antiga denominação árabe: Al-Gharb, que significa “ocidente”. A capital era Silves, que até hoje existe e daquela época conserva um robusto castelo mourisco de pedras vermelhas. No século 15, a região abrigou a mítica Escola de Sagres, responsável pela formação dos primeiros navegadores da Era dos Descobrimentos. Dadas as suas características peculiares, o Algarve era tido como um reino à parte da coroa portuguesa. Basta lembrar que dom João VI, ao transferir a corte para o Rio, mudou o nome do país para Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.

 

Highlights

Praias

Como quase não chove e o sol brilha sempre, é verão praticamente o ano inteiro no Algarve. O clima quase tropical é convidativo, seja para relaxar sobre as areias douradas de Portimão, Albufeira ou Vilamoura, seja para surfar na Vila do Bispo ou de Aljezur, seja para navegar entre os rochedos que emergem de dentro do mar em Lagos.

Golfe

Com uma extensa coleção de campos de golfe, em torno de 40, o Algarve dispõe de terrenos que vão do plano ao acidentado, agradando aos iniciantes e experientes. O clima ensolarado contribui para partidas de janeiro a dezembro. O único perigo é a bela vista do mar ou da serra, dependendo da localização, quebrar a concentração na hora das tacadas.

Vilamoura

Vilamoura reúne o que há de mais especial no Algarve. As praias são de areia dourada e, na marina, os iates ancoram e zarpam a todo momento. Há clubes para os golfistas, tenistas e mergulhadores. Depois que o sol se põe, a vida em Vilamoura mantém o ritmo – nos restaurantes, nos bares, nas danceterias e no cassino.

 

Gastronomia

A gastronomia no Algarve é composta por arte, beleza natural e, evidentemente, apetitosas iguarias. A Casa do Campo é célebre pelo bife pimenta flamejado e pela seleção diária de peixes e mariscos. O restaurante ainda abriga uma galeria de arte. Já o concorrido Noélia e Jerónimo apresenta em seu cardápio o saboroso polvo com batata-doce, enquanto o estrelado, com duas estrelas Michelin, Vila Joya, serve pratos clássicos e contemporâneos, com um terraço bem diante do mar.

Medieval de Silves

O Medieval de Silves é um evento que acontece sempre em agosto, durante nove dias.  A cidade regressa ao seu período áureo e faz uma recriação de como viviam mouros e cristãos na Idade Média.

 

Clientes que viajam com a Teresa Perez recebem um guia personalizado com dicas exclusivas de Portugal.

0 Comentário

Comentários com conteúdo impróprio e/ou spam poderão ser removidos.

Onde ficar em Cascais