Compartilhe
facebook twitter gplus mail

A vibrante São Francisco

05/05/2017
O design futurista do California Academy of Sciences
A arquitetura colorida e vibrante da Alamo Street

Embora fundada em meados dos anos 1700 por exploradores espanhóis, foi a partir de 1840 que São Francisco se desenvolveu, com a descoberta do ouro aos pés das montanhas da Califórnia. O dinheiro da nova indústria mudou o clima de velho oeste e transformou a cidade em um centro de negócios bastante promissor - foi o primeiro passo para a consolidação de São Francisco como cidade de vanguarda em áreas como tecnologia e causas progressistas. Políticas liberais, pensamento avant-garde, contracultura e empenho em manter as liberdades individuais vieram nos anos 1960 e ainda hoje a mantém como ícone das artes e da cultura nos Estados Unidos.
 
Totalmente eco, bike, gay e pet-friendly - a “menor cidade grande da América” anda mais efervescente e cheia de surpresas do que nunca, invadida pela geração startup de jovens que trabalham no Vale do Silício.
 
Confira as nossas dicas com os atrativos que fazem da cidade uma das mais interessantes e imperdíveis dos Estados Unidos:
 
Arte e cultura
A história pode ser contada de várias formas em San Francisco. Nos museus, especialmente. No lado norte do Golden Gate Park fica o Museu de Young, com sua coleção de arte clássica do mundo inteiro. O Asian Art Museum, no bairro Civic Center, abriga coleções diversificadas em arte e objetos do continente asiático. Passando por um programa de expansão, o San Francisco Museum of Modern Art (SFMOMA) foi reaberto recentemente, com seu acervo incrível. Para famílias com crianças, o Children’s Creativity Museum é um ótimo local para passar o dia, repleto de exposições interativas que transitam entre animação, música, mídia digital e outras ocupações criativas. E o interativo Exploratorium Museum, que fica em Embarcadeiro, localizado às margens da baía, possibilita que crianças e adultos explorem e compreendam o mundo à sua volta por meio de muita tecnologia.
 
Ao ar livre
Agraciada com belezas naturais de encher os olhos, São Francisco tem opções de atividades ao ar livre quase infinitas. Passeios de bike revelam uma cidade que, apesar de vibrante, ainda conserva um ar de tranquilidade e intimismo na linda orla em torno da Golden Gate Bridge. A mesma região na qual o Golden Gate Park concentra jardins, clareiras, lagos tranquilos e atrações culturais que estão entre as preferidas de moradores e visitantes. A California Academy of Sciences abriga planetário, aquário, quatro andares de floresta tropical viva e um museu de história natural sob um telhado vivo ondulante. No parque, há ainda um conservatório de flores e áreas para a prática de esportes e piqueniques.
 
Arquitetura
Não anda-se mais do que um quarteirão sem encontrar um edifício considerado marco histórico - desde as construções em estilo vitoriano ao largo da Alamo Square, até o inusitado Museu de Young. A Art Déco deixou marcas em São Francisco, principalmente na arquitetura dos edifícios do centro da cidade e em Marina District. Os bondes e vagões restaurados da Market Street levam a pontos históricos como a Haas-Lilienthal House, umas das poucas casas vitorianas originais que podem ser conhecidas por dentro, o Palácio das Artes Plásticas e o Legion of Honours, além das muitas igrejas que pontuam as colinas da região.
 
Gastronomia
Desde os anos 1960, por toda a cidade, a gastronomia sempre teve papel de destaque, com opções que vão de restaurantes estrelados a food trucks. Com alguns dos melhores produtos do país em mãos, os chefs na Cidade da Baía podem mudar os menus a cada noite para refletir o que há de mais fresco e saboroso naquele dia. Muitos chefs trabalham em estreita colaboração com as fazendas locais e fornecedores de alimentos orgânicos que garantem personalidade à gastronomia. Opções sofisticadas tais como o Coi, Atelier Crenn e Quince, todos estrelados pelo Guia Michelin, se unem harmoniosamente a opções movimentadas e da moda que se alinham nas ruas do bairro The Mission District, particularmente ao longo da Valencia Street. Restaurantes e bares mais despojados podem ser encontrados também em Clement Street. Isso, sem contar as inspirações asiáticas espalhadas pelas ruas de Chinatown.
 
Highlights
Golden Gate Bridge e Alcatraz
Há locais que fazem a cidade famosa aos olhos do mundo e que são absolutamente imperdíveis. A Golden Gate Bridge é cartão-postal, com sua extensão formando um arco através da Baía de San Francisco, pode ser percorrida de bike. Já Alcatraz é certamente um dos locais mais sombrios e, ao mesmo tempo, fascinantes de San Francisco. Conhecida por abrigar criminosos famosos, a ilha já não funciona mais como presídio desde 1963, e hoje mantém tours guiados inclusive com visitação noturna, além de ser perfeita, para contemplar as vistas da cidade, da ponte Golden Gate e da dramática Bay Bridge.

0 Comentário

Comentários com conteúdo impróprio e/ou spam poderão ser removidos.