Compartilhe
facebook twitter gplus mail

5 povos que preservam suas tradições

18/04/2017
Nômades, os Tsaatan habitam áreas remotas do planeta no norte da Mongólia
Conhecidos como esquimós, os Inuit conseguem viver em um ambiente inóspito

Himba
Namíbia

Os Himba já foram uma das etnias mais fechadas da África. Desde que perderam o direito sobre as terras onde viviam, esta tribo passou a olhar com desconfiança qualquer tentativa de aproximação por outros povos. O cenário só começou a mudar há pouco mais de 20 anos. Renascendo para o mundo e mantendo seus costumes intactos, hoje eles se mostram muito mais abertos e orgulhosos de sua cultura. 

 

Maori
Nova Zelândia

A receptividade, a informalidade e a paixão pelas atividades ao ar livre são traços inconfundíveis do jovem  povo neozelandês, características encontradas também no povo Maori. Extremamente amigáveis e vibrantes, os Maori possuem um traço distintivo notável que os fazem conhecidos além das fronteiras do país: suas incríveis tatuagens faciais, chamadas de “moko”. Mas, talvez, uma das principais influências que eles exercem seja a relação da sua cultura com a natureza, tanto que são os melhores guias para quem deseja conhecer as florestas neozelandesas. 

 

Tsaatan
Mongólia

Durante milhares de anos, os Tsaatan foram os principais pastores de renas na Mongólia. Hoje, apenas 40 famílias resistem neste ofício, habitando regiões remotas no norte do país, mas sua cultura sobrevive graças a tradições imemoriais. Nômades, os Tsaatan são uma comunidade da etnia Tuva e estão sempre nas listas de povos que caminham para a extinção, principalmente pelo número cada vez menor de renas domesticadas no campos da Mongólia. 

 

Inuit
Alasca e Canadá

Mesmo com 4 mil anos de história, foi apenas no século 15 que os Inuit estabeleceram contato com civilizações modernas. De imediato causaram espanto e admiração. Afinal, se adaptar a um clima extremo, em que temperaturas chegam a -45ºC, não é pra qualquer um.  Também conhecidos como esquimós, os Inuit desenvolveram habilidades e tecnologias muito específicas, adaptadas a um dos ambientes mais inóspitos e exigentes do planeta. 

 

Rapa Nui
Ilha de Páscoa

Uma das porções de terra mais isoladas do planeta, a Ilha de Páscoa sempre pertenceu a apenas um povo. Os Rapa Nui fincaram raízes no território chileno a partir do século 5 e estabeleceram uma sociedade que legou à humanidade gigantes de pedra em forma de esculturas. Os Moai resistiram ao tempo e são, ainda hoje, testemunhas de toda uma cultura de devoção aos deuses.

1 Comentário
Elizabeth Carneiro
25/04/2017
Só me falta conhecer os Isaatan, peço enviar sugestão de viagem para tal. Obrigada

Comentários com conteúdo impróprio e/ou spam poderão ser removidos.