Compartilhe
facebook twitter gplus mail

5 monumentos que desafiam a imaginação

07/04/2017
Acordar cedo para ver o sol nascer por trás dos Moai é um dos passeios imperdíveis
As grandiosas Pirâmides do Egito que, construídas há 3 mil anos, ainda desafiam a nossa imaginação

Envoltos em mistério e lendas das mais variadas, alguns monumentos e construções são um desafio à imaginação e alvos de toda sorte de suposições. Resistindo à força do tempo, eles permanecem no nosso imaginário de forma quase sempre poética e são ótimos motivos – ou desculpas – para procuramos aquela viagem especial. Afinal, de uma coisa ninguém duvida: todos foram construídos para serem vistos e admirados. 


            
1- Moai (Ilha de Páscoa, Chile) 

Ano a ano, místicos, esotéricos e visitantes curiosos de todas as partes do mundo seguem até uma ilhota no Oceano Pacífico em busca dos moais, grandes esculturas de pedra de fisionomia e contornos indecifráveis, repletas de enigmas e segredos. Qual sua função e por que as construções foram interrompidas abruptamente? Seriam elas parte de um ritual para celebrar os mortos ou uma representação dos deuses? Alienígenas? Sim, eles estão em todas as suposições. 

 

2- Fortaleza de Sacsayhuamán (Cusco, Peru)

Três grandes muralhas construídas empregando a força de mais de 20 mil homens no século 13. Na região de Cusco, no Peru, o complexo de Sacsayhuamán impressiona pela forma como pedras de mais de 200 toneladas foram encaixadas com uma precisão quase inimaginável. Há quem questione se algo dessa magnitude poderia ser concebido hoje, mesmo com recursos modernos de engenharia. 

 

3- Pirâmides (Cairo, Egito)
Lar final de reis e rainhas, as três principais Pirâmides do Egito – Quéops, Quéfren e Miquerinos – fascinam o mundo há mais de 3 mil anos, cercadas de suposições e teorias das mais inventivas. Porém, um viés poético dá conta que, construídas na margem oeste do Nilo, na direção do sol poente, os reis ali enterrados se elevariam e se juntariam ao sol, tomando o seu lugar de direito com os deuses. 

 

4- Linhas de Nazca (Nazca, Peru)                    

Relacionadas à astrologia? Desenhadas no solo por alienígenas? Oferendas aos antigos deuses andinos? Consideradas patrimônio mundial pela Unesco desde 1994, as Linhas de Nazca foram descobertas em 1927 e até hoje continuam um mistério. No deserto de Nazca, no Peru, mais de 13 mil traços formam cerca de 800 figuras, algumas com 14 km de extensão. 

 

5- Stonehenge (Amesbury, Reino Unido)

Como os nossos ancestrais transportaram e ergueram blocos de pedra que pesam até 15 toneladas em Stonehenge há mais de 3 mil anos, para encaixá-los perfeitamente sobre outros blocos verticais desafia a imaginação. Alvo de estudos e especulações há décadas, o monumento, que está instalado a pouco mais de 130 km de Londres, atrai visitantes e estudiosos justamente pelas incertezas. 

0 Comentário

Comentários com conteúdo impróprio e/ou spam poderão ser removidos.