Compartilhe
facebook twitter gplus mail

Onde celebrar o florescimento das cerejeiras

26/01/2017
Rio Potomoac, Washington DC
Vancouver. Crédito: Norma Ibarra/Flickr


A chegada da primavera no Japão tinge as paisagens com um dos símbolos do país: as cerejeiras e suas flores cor-de-rosa. O florescimento das sakuras, como também são chamadas, acontece entre o finalzinho de março até o início de maio, em diferentes partes do país, sempre se alastrando gradualmente para o norte. 

Esse espetáculo, entretanto, é passageiro. As delicadas flores duram apenas cerca de duas semanas. Segundo os japoneses, o fenômeno demonstra que a “beleza é efêmera” e deve ser apreciada, tal qual a vida. 

Mas não é preciso ir até o outro lado do mundo para apreciá-las. Outros países também são presenteados com as flores. Confira: 


Estados Unidos

Washington DC também celebra o National Cherry Blossom Festival, na época em que 3 mil árvores de cerejeiras florescem às margens do Rio Potomac, compondo um visual único na cidade. A plantação das cerejeiras na capital americana aconteceu em 1912, quando o então prefeito de Tóquio, Yukio Ozaki, enviou exemplares da planta como um presente – gesto que marcou o estreitamento das relações entre Estados Unidos e Japão. O festival compreende três semanas, nas quais são realizadas diversas atividades, como maratonas, exposições e shows musicais.

 

Canadá 

Vancouver é outra cidade que foi presenteada com sakuras. A partir da década de 1930, autoridades japonesas doaram mudas da árvore em homenagem aos nipo-canadenses que serviram na Segunda Guerra Mundial. Hoje, Vancouver conta com 40.000 exemplares de cerejeiras! Elas estão distribuídas por parques, jardins e ruas.  Tamanha é a beleza que em 2005 a cidade fundou o Vancouver Cherry Blossom Festival, que celebra não só a floração das cerejeiras, mas também a herança cultural japonesa com apresentações musicais, exposições de arte e artesanato. Desde 2008, o festival é realizado no VanDusen Botanical Garden.  

Cerejeiras em Tóquio
0 Comentário

Comentários com conteúdo impróprio e/ou spam poderão ser removidos.