Compartilhe
facebook twitter gplus mail

Vis e Bisevo: tesouros croatas à sua espera

14/06/2017
Stiniva, uma das praias mais belas da ilha croata
Vis cultiva sua própria variedade desde a antiguidade

Em um pequeno território, a Croácia é privilegiada com alguns dos mais belos cenários à beira do Mar Adriático. Para quem busca um destino mais isolado durante o verão europeu, mas ainda assim com o clima de badalação, o país combina na medida certa ilhas e praias de águas cristalinas, festas e cidades históricas, sendo uma ótima alternativa a cidades como St. Tropez e Ibiza. 

Além de alguns pontos obrigatórios, como a cidade murada de Dubrovnik e a belíssima ilha de Hvar, a Croácia guarda muitos tesouros a serem descobertos. Um deles é a ilha de Vis, antiga base do exército da Iugoslávia, que por muito tempo ficou fechada para o turismo. Vestígios de uma rica história que data desde a época romana podem ser encontrados em toda ilha, mas o que realmente seduz os viajantes é a natureza ainda intocada. Conheça mais:  


Praias
As praias de Vis estão entre as mais belas da Croácia, sendo Stiniva a mais famosa - uma pequena baía de águas claras, espremida entre rochedos. Vale a pena explorar outras faixas de areias, como a badalada Lucica e a tranquila Srebrna. 
 
História
Vários povos passaram por Vis e deixaram seus rastros. Britânicos e austríacos construíram fortes hoje envoltos por pinheiros – e uma das construções, datada de 1841, abriga um museu arqueológico com a maior coleção de objetos helenísticos na Croácia, contando a história de gregos e romanos pela ilha. Na região oeste de Vis, a vila de Komiza é um de seus cartões-postais, com casas venezianas. História não falta!  

Gastronomia 
Com interior coberto por vinhedo, Vis tem uma variedade própria de uva, a vugava, cultivada há mais de dois mil anos. Some a isso excelentes azeites produzidos em Vis e frutos do mar sempre fresquinhos e desfrute a deliciosa gastronomia nos despretensiosos restaurantes espalhados pela ilha. 

Bisevo
A curta distância da costa de Vis, a Croácia ainda reserva um segredo indescritível: Bisevo. Uma ilha pequena, com belas enseadas e águas profundas ideais para mergulho. O destaque é a Blue Grotto,uma caverna acessível apenas de barco. A magia é visitá-la próximo ao meio-dia, quando os raios do sol atravessam uma abertura subaquática iluminando a gruta com uma extraordinária luz azul. Parece coisa de outro planeta.

Gruta azul: um verdadeiro tesouro croata na ilha de Bisevo
0 Comentário

Comentários com conteúdo impróprio e/ou spam poderão ser removidos.