Compartilhe
facebook twitter gplus mail

Provence está prestes a receber as lavandas

24/05/2019

Provence é daquelas regiões que merecem ser exploradas sem pressa. Cidades medievais, uma rica história e o charme de vilas que parecem nos levar a outro tempo. Não à toa, a região francesa serviu de inspiração para nomes como Van Gogh, Cézanne e Gauguin, que a retrataram em suas telas. Outro ponto forte por lá é a gastronomia provençal e os vinhos produzidos localmente que, harmonizados, proporcionam experiências maravilhosas aos amantes da boa mesa. Mas, em determinada época do ano, não é apenas o aroma delicioso da gastronomia que encanta os visitantes.

Floração de lavandas

Entre junho e agosto, a Provence se enche com o aroma dos campos de lavanda. E eles estão por toda a parte: ao redor do Mont-Ventoux, nas cidades de Sault e de Valréas, nas áreas do Luberon e do Luberon Valley... Na região há ainda o Lavender Museum, que conta a história do cultivo da planta por lá. O perfume dos campos somados à cor púrpura e à textura proporcionam uma experiência que mexe com todos os sentidos. O mais legal é que dá para explorar a região de carro, a pé ou de bike! O período tem uma importância significativa para o povo da Provence há séculos e registra a mudança de estações, quando a primavera dá lugar a uma paisagem encantadora, que marca a chegada do verão. 
Há outros campos de lavanda pelo mundo, como em Nova Gales do Sul, na Austrália, nas regiões italianas da Toscana e da Sicília, e ainda em regiões do sul do Reino Unido. Nenhuma tem o mesmo charme e encanto da Provence. A dica é aproveitar o verão europeu, que está prestes a chegar, e se deliciar com o cheiro e com as cores da Provence nesse período, um dos highlights do verão europeu e uma das regiões com paisagens naturais mais belas do continente.

Onde ficar

Terre Blanche Hotel Spa Golf Resort
Mesmo instalado na área rural da Provence, o Terre Blanche Hotel Spa Golf Resort também está bem pertinho da Côte d’Azur e a minutos de Cannes e Nice. Dá para se isolar e ao mesmo tempo conhecer outras regiões e várias cidadezinhas próximas. Além de suítes, o hotel dispõe de villas que exibem design contemporâneo e obras de arte locais - algumas ainda contam com piscinas privativas e lindas vistas para as montanhas. No spa, cada hóspede tem à disposição uma extensa lista de tratamentos para o rosto e corpo, todos realizados a partir de produtos totalmente orgânicos. E ainda tem experiências exclusivas como uma visita ao vinhedo local e degustação de vinho. A gastronomia, um dos destaques na região, está muito bem representada no hotel. O restaurante Le Gaudina, instalado em um ambiente que lembra um lounge de jazz, privilegia a culinária provençal e ainda serve drinques com aroma de lavanda para relembrar o período de floração. Já no estrelado Le Faventia, voltado para as colinas, o chef Philippe Jourdin proporciona um menu inspirado na culinária do sul da França, com pratos preparados a partir de produtos locais e sazonais.

0 Comentário