Compartilhe
facebook twitter gplus mail

As dicas imperdíveis para fotografar a viagem

26/01/2017

Quem não gosta de voltar de viagem com fotografias maravilhosas que ficarão para sempre na memória? Neste post mostro como planejar uma viagem fotográfica. 

Alexandre Suplicy. Especial para a Teresa Perez

 

A - Planejamento

Numa viagem sempre começo o planejamento dois meses antes. São os pontos onde quero fotografar e um checklist. Para fazer esse planejamento geralmente vou a uma livraria ver diversos guias e livros fotográficos da região que vou visitar, e faço uma busca em sites como o 500px ou mesmo Instagram e Pinterest. Geralmente imprimo um mapa no Google e vou marcando todos os pontos que acho interessantes e também os relaciono num outro papel colocando qual é o lugar e o endereço. Separar por região é outra dica para facilitar cada dia de caminhada.

 

B - Mala

Se possível, viaje apenas com uma mala de bordo e uma mochila.
Não esqueça de levar roupas confortáveis, meias que evitem bolhas e band-aids. Eu sempre levo 2 pares de tenis, pois fazer esse “rodízio" ajuda a evitar machucados. Cuidar dos pés vai fazer toda a diferença.
SpaceBags também ajudam a economizar espaço.
Abuse de tecidos com tecnologia como as capas Gore-Tex à prova d’agua e moletom de Fleece, que são leves e compactos.

 

C - Equipamento de viagem

Nas minhas viagens eu procuro sempre estar com um equipamento bem leve. Se você optar por um equipamento mais pesado, já no segundo dia você pensará em desistir de levar tudo.
Trabalho com uma Sony A7II, uma câmera tipo mirrorless full frame, ela é compacta e tem uma qualidade comparável com as melhores do mercado.
Levo também uma lente 55mm 1.8, uma 70-200mm 4.0 e uma 16-35mm 4.0, com elas eu consigo fazer praticamente todos tipos de retrato.
Outras coisas essenciais são um bom tripé, ele precisa ser firme, leve e ter uma altura de pelo menos 135cm quando aberto, uma mochila para acomodar tudo e uma capa de chuva corta vento.

01. Mochila Lowepro Photo Sport 200 AW
02. Capa de chuva Gore com tecnologia Gore-Tex
03. Saco estanque Sea to Sumit - para proteger a camera da chuva
04. Tablet para checar as fotos em uma tela maior, pesquisar sobre os pontos na internet, dar um tratamento superficial nas fotos para rede social. Ele muitas vezes substitui um laptop na viagem.
05. Blower - Para tirar o pó da camera, e quando tem sujeira no sensor ele quase sempre resolve.
06. HyperDrive ColorSpace - É um hd portátil para fazer backup das fotos sem usar um computador. Viajo sempre com a camera na bagagem de mão com os cartões e o HD na mala que despacho, se perder uma tenho tudo na outra.
07. Carregador, baterias e cartões extras
08. Celular, carregador e canivete, eles sempre te salvam na viagem.
09. Tripé KingJoe, ele é igual ao MeFoto, leve, pequeno e firme.
10. Pilhas, eu costumo levar sempre a Duracell Quantum, ela tem o mesmo tamanho e peso das outras, mas dura muito mais

 

D - Backup

Um item muito importante na viagem é “backapear" todas suas fotos.
Sempre no final do dia eu passo todas as fotos para um HD com entrada SD, onde eu coloco o cartão da câmera e ele já faz um backup. Mesmo assim mantenho as fotos nos cartões SD. Só formato os cartões depois que estão todos no computador em casa.
Quando saio para fotografar ou passear eu levo todos os cartões e deixo o HD no hotel, se perder um deles ainda tenho tudo copiado.


Mas o mais importante é se divertir. A fotografia pode te levar para lugares incríveis e render ótimas histórias. 

Se você ficou com dúvidas ou quiser enviar a sua história ou sugestões, me escreva alesuplicy@gmail.com 
Você também pode acompanhar um pouco do meu trabalho pelo meu site alexandresuplicy.com, Instagram (@alesuplicy) ou Facebook.

 

Alexandre Suplicy é fotógrafo formado pela Vega School of Johannesburg e retratou diversos cantos do mundo como África do Sul, Botswana, Lesoto, Tanzânia, Zâmbia, Namíbia, Estados Unidos, França, Singapura, Finlândia, Alemanha e Suíça. Em 2014 venceu o concurso Travel Photography Awards – importante prêmio na Nova Zelândia – na categoria Rookie Awards, com o álbum Namíbia Única. Também já realizou diversas exposições pelo Brasil.

3 Comentários
heloisa
11/05/2017
ótimas dicas Alê, a limpeza profissional de uma câmera deve ser feita a'pos uma viagem para o deserto? Meso mo que aparentemente a maquina esteja perfeita? Qual a periodicidade indicada, tendo em vista que ando com ela para todo canto e já tem 2 anos de uso intenso? Obrigada.

Daniel Lobo
31/03/2017
Ótima dicas! Obrigado.

Renata Nunes
25/03/2017
Matéria incrível! Parabéns!!

Comentários com conteúdo impróprio e/ou spam poderão ser removidos.