Compartilhe
facebook twitter gplus mail

Yayoi Kusama inaugura museu em Tóquio

24/08/2017
Obra "All the Eternal Love I Have for the Pumpkins". Foto: Divulgação
Na instalação "Infinity Mirror Room" Foto: Eikoh Hosoe

Depois de conquistar o mundo com suas estampas de bolinhas e instalações de espelhos, Yayoi Kusama inaugurará seu próprio museu no dia 1º de outubro deste ano, em Tóquio. O trabalho da artista japonesa, que já estiveram expostos em grandes capitais, agora terão um espaço exclusivo para continuar impressionando o mundo das artes.

Com cinco andares, o edifício que abrigará as obras mundialmente conhecidas terá os dois primeiros andares dedicados aos trabalhos de Yayoi, enquanto os dois últimos contarão com instalações artísticas e uma sala de leitura, com documentos e materiais relacionados à artista e sua obra.

Com exibições rotativas duas vezes por ano, a exposição inaugural, chamada “Creation is a Solitary Pursuit, Love is What Brings You Closer to Art”, estará aberta ao público de 1º de outubro 2017 a 25 de fevereiro 2018.

Nascida em 1929, Kusama, aos 84 anos, ainda trabalha e é considerada uma das artistas mais importantes do Japão. As fases de sua carreira compreendem diversos movimentos artísticos, do minimalismo às artes pop e feminista. Entretanto, sua obsessão por poás e bolinhas – fruto de alucinações que acometem a artista desde a infância – tornaram-se sua marca registrada, constantemente refletidas em seus trabalhos. 

Suas obras estão espalhadas pelo mundo, e uma delas pode ser vista no Brasil: a Narcissus Garden compreende 500 esferas gigantes de aço inoxidável, que flutuam nos espelhos d’água da cobertura do Centro Educativo Burle Marx no Instituto Inhotim, em Minas Gerais.

0 Comentário

Comentários com conteúdo impróprio e/ou spam poderão ser removidos.