Compartilhe
facebook twitter gplus mail

Londres e Liverpool sob o olhar dos Beatles

17/08/2017
Abbey Road, em Londres.
O Cavern Club, em Liverpool.

Se há uma verdade no mundo da música, essa é a de que a banda britânica The Beatles é a mais importante da história da música pop. Proporcionar tamanha herança musical vai além da música em si, engloba cinema, literatura, política e, claro, viagens! Quando se pensa em destinos e Beatles, duas cidades vêm à mente de imediato, Liverpool, onde o grupo surgiu, e Londres. Os quatro garotos ingleses criaram um forte legado em sua cidade natal, mas tiveram igual devoção na capital inglesa. 

Lançado em 1969, Abbey Road talvez seja o álbum mais famoso da banda, principalmente pela famigerada capa onde Paul, John, George e Ringo atravessam a rua homônima, em frente ao Abbey Road Studios. A faixa virou patrimônio histórico inglês em 2010 e os estúdios se tornaram o local mais famoso do norte de Londres, no distrito de St John's Wood. Outra rua que aparece na trajetória da banda por Londres é a Oxford Street, na região de Westminster, onde está situado o teatro London Palladium. Em 13 de outubro de 1963, o grupo se apresentou no programa de TV Sunday Night at the London Palladium, dando início à beatlemania, responsável, também, pelo filme A Hard Day's Night, filmado na Marylebone Station, um ano depois. Muito próximo, na  57 Wimpole Street, ficava a casa da então namorada de Paul, Jane Asher, onde ele e John escreveram o hit I Wanna Hold Your Hand, lançado, também, em 1964. Ainda em Marylebone, outra residência histórica faz parte da Montagu Square. Trata-se do apartamento alugado por Ringo Starr, que foi utilizado como a primeira residência de Yoko Ono e John, em Londres, onde a fotógrafa Annie Leibowitz tirou a clássica foto do casal nu, em cima da cama, publicada posteriormente na revista Rolling Stone. As referências aos reis do iê iê iê, em Marylebone, ainda não acabaram. Na Baker Street há a London Beatles Store, repleta de roupas, chaveiros, utensílios domésticos, livros, entre outros produtos.

Na área central de Londres, em Mayfair, mais precisamente na 3 Savile Row e no dia 30 de janeiro de 1969, aconteceu o último show histórico dos Beatles, conhecido como Rooftop Concert. Dois anos depois, não muito distante dali, ainda em Mayfair, era inaugurado o primeiro Hard Rock Café, que até hoje, em seu subsolo, mantém um museu extra chamado The Vault, que, entre outras raridades, possui a harpa utilizada no disco Abbey Road, a letra das músicas Imagine e Instant Karma, escritas à mão, por John Lennon, e os óculos e jaqueta vestidos por ele, durante um show da banda em Nova York.

Antes de alcançar notoriedade nas ruas londrinas, o grupo deu seus primeiros passos em Liverpool.  É no museu The Beatles Story, no marco histórico de Albert Dock, que uma cronologia da banda é exibida, por meio da recriação de cenários, desde a infância dos quatro na cidade, a formação e o início da banda, o sucesso mundial, até a carreira solo de todos os integrantes. Certamente, um dos pontos mais importantes da mostra é o Cavern Club, local inicial da carreira do conjunto. O club original não existe mais, em virtude da construção de uma linha do metrô de Liverpool, nos anos 70. Hoje é possível visitar uma reconstrução do antigo Cavern, na mesma rua, a célebre Mathew Street, no bairro de Cavern Quarter. No mesmo bairro, é possível contemplar a maior banda de todos os tempos por meio de uma hospedagem no Hard Days Night Hotel. Homenagem arquitetônica e visual aos Beatles, o hotel sensibiliza àqueles que são admiradores declarados do grupo ou simplesmente desejam reviver décadas passadas, onde a música era transformada. Com obras de arte exclusivas, e quartos decorados individualmente com imagens dos Beatles e móveis contemporâneos, o Hard Days Night está a dez minutos do Albert Dock e nenhum minuto distante da beatlemania

De Penny Lane à Abbey Road, da Mathew Street ao Strawberry Fields. Todas as ruas e lugares, pertencentes ao legado deixado por George Harrison, Paul Mccartney, Ringo Starr e John Lennon, merecem ser visitados e celebrados por todos que vão às duas cidades mais históricas, musicalmente, de todo o mundo.

 

Para seguir os passos dos Beatles:


Abbey Road Studios
3 Abbey Road, Londres
abbeyroad.com 


London Palladium
8 Argyll Street, Soho, Londres
palladium.theater


London Beatles Store
231-233 Baker Street, Marylebone, Londres
beatlesstorelondon.co.uk


Hard Rock Cafe de Londres
150 Old Park Lane, Mayfair, Londres
hardrock.com


The Beatles Story
Britannia Vaults, Albert Dock, Liverpool
beatlesstory.com


Cavern Club
10 Mathew Street, Liverpool
cavernclub.org


Hard Days Night Hotel
Central Buildings, North John Street, Liverpool
harddaysnighthotel.com
 

 

0 Comentário

Comentários com conteúdo impróprio e/ou spam poderão ser removidos.