Compartilhe
facebook twitter gplus mail

5 exposições dedicadas às mulheres

22/12/2017
Fotografia de mulheres protestando pelo direito do voto, por volta de 1918, em Londres
Obra da artista Hung Liu, que terá exposição no The National Museum of Women in the Arts, em Washington

As artes e culturas têm o papel de disseminar conceitos e manifestações diversas, que possam contribuir para a sociedade e para as pessoas, de forma geral. Dentro desse contexto, as mulheres desempenham um papel de extrema importância, realçado pelo histórico de luta de seu gênero. Separamos cinco eventos cujo tema central é a mulher. 


The Arrival of New Women 
21 dezembro 2017 a 1 abril 2018
National Museum of Modern and Contemporary Art 
Seul, Coreia do Sul
mmca.go.kr

O National Museum of Modern and Contemporary Art, em Seul, realiza a exposição The Arrival of New Women, que aborda a nova mulher coreana em meio à relação entre tradição e inovação, a influência do processo de urbanização e a ideia da ocidentalização como modernização. São mais de 500 trabalhos dispostos em várias mídias visuais e auditivas, além de obras de pintura, escultura, bordados, fotografia, arte impressa, filmes, músicas populares, documentos e revistas. 


Women House 
20 outubro 2017 a 28 janeiro 2018
Monnaie de Paris 
Paris, França
monnaiedeparis.fr

A exposição Women House, do Monnaie de Paris, discute o papel da mulher na sociedade, muitas vezes definindo o lar como um espaço feminino, daí a origem do nome da mostra.  Como uma continuação do projeto "Womanhouse", desenvolvido em 1972 pelas artistas Judy Chicago e Miriam Schapiro, serão expostas fotografias, esculturas e instalações que buscam redefinir conceitos convencionais, propondo novas perspectivas da relação e papel da mulher, com o lar. 


Hung Liu In Print 
19 janeiro a 8 julho 2018
The National Museum of Women in the Arts
Washington, Estados Unidos
nmwa.org

A artista chinesa Hung Liu reúne em sua exposição, Hung Liu In Print, no The National Museum of Women in the Arts, em Washington, fotografias históricas chinesas, reinterpretadas e artisticamente manipuladas a partir da visão de uma mulher contemporânea. As imagens incluem trabalhadores, refugiados e garotas de programa, e foram registradas durante a Revolução Cultural de Mao Tsé-Tung, onde a própria artista trabalhou durante quatro anos em campos de trigo. Hung Liu desenvolve trabalhos em papel, misturando técnicas de impressão e colagem, texturização, além de técnicas de gotejamento. 


Votes for Women 
2 fevereiro 2018 a 6 janeiro 2019
Museum of London
Londres, Inglaterra
museumoflondon.org.uk

Dedicado às mulheres que lutaram pelo direito ao voto por mais de 50 anos, a mostra Votes for Women, do Museum of London, exibe objetos e fotografias que fizeram parte do Ato de 1918, que garantiu a algumas mulheres o direito ao voto pela primeira vez. Entre o que está exposto há medalhas criadas pelas ex-prisioneiras, além de fotografias secretas tiradas no pátio de exercícios da prisão de Holloway. A maioria dos objetos pertencem à vasta coleção denominada Suffragette, do museu. 


Women of the World
7 março a 11 março 2018
Southbank Centre  
Londres, Inglaterra
southbankcentre.co.uk

A fim de levantar o debate sobre igualdade de gênero, o Women of the World, que acontece no Southbank Centre, em Londres, é um festival inteiramente dedicado a questões femininas. São reunidas artistas, escritoras, políticas e ativistas, além de acontecerem concertos, performances, instalações artísticas e workshops. 

0 Comentário

Comentários com conteúdo impróprio e/ou spam poderão ser removidos.