Compartilhe
facebook twitter gplus mail

Casablanca e uma linda mistura arquitetônica

19/09/2018
Palácio da Justiça, situado no entorno da praça Mohammed V, área tomada por construções que exibem arquitetura inspirada na Art Déco
Casablanca se mostra como uma cidade que abraçou diferentes estilos, da Art Noveau e Art Déco ao moderno

Quem ama cinema e conhece um pouco da história da sétima arte já ouviu falar em Casablanca. O filme, lançado em 1942, dirigido por Michael Curtiz e estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman, leva o mesmo nome da cidade marroquina que inspirou e serviu como cenário para o romance entre o casal fictício Rick Blaine e Ilsa Lund. Situada na costa atlântica do Marrocos, Casablanca é a maior cidade e principal centro econômico e comercial do país e um dos maiores de todo o Norte da África. Sob o domínio dos franceses no início do século 20, adquiriu parte da cultura europeia que combinada às tradições locais deu uma cara toda especial à região. 
Casablanca é dona de alguns dos monumentos mais importantes de todo o mundo. Entre as construções, os highlights ficam por conta da Mesquita Hassan II, uma das maiores do planeta e com projeto assinado pelo arquiteto francês Michel Pinseau, e o Museum of Moroccan Judaism, único dedicado à cultura judaica no Marrocos e em todo o mundo islâmico. 


Art Déco com a cara do Marrocos
Quando o assunto é arquitetura, Casablanca tem um destaque todo especial. Isso por conta da mistura autêntica que deu à parte das construções da cidade um charme arquitetônico de se admirar. Antes um porto pequeno, essa região costeira do Marrocos tinha em média 12 mil habitantes e, após o domínio francês, que durou entre o início do século 20 e 1956, aumentou esse número dez vezes. Esse crescimento impulsionou novas construções que já passavam a exibir a combinação entre a Art Déco, principalmente baseada na arquitetura da cidade de Marselha, e os desenhos marroquinos. Hoje, Casablanca se mostra como uma cidade que abraçou diferentes estilos, da Art Noveau e Art Déco ao moderno. Esses traços estão principalmente no centro da cidade. A praça Mohammed V e seu entorno, formado por trechos como a Boulevard Mohammed V, Avenue Lalla Yacout e Rue Ibn Batouta são ótimos exemplos. Aprecie com calma os edifícios dos Correios, o Palácio da Justiça e a sede administrativa Wilaya.


Onde comer

Rick’s Café
Se a ideia é reviver grandes histórias, o Rick’s Café é a melhor escolha. Desde 2004, o restaurante recria o cenário do filme Casablanca, além de proporcionar um menu inspirado no melhor da culinária marroquina, devidamente harmonizada com os vinhos da ótima carta do local.
248, Bd Sour Jdid. Place du jardin public. Ancienne médina. Casablanca. rickscafe.ma

Café M
Em Casablanca, a influência francesa também chegou à mesa. É o caso do Café M, restaurante que privilegia a Culinária da França, servindo pratos preparados a partir dos melhores produtos sazonais. O local ainda conta com um agradável terraço e uma carta de vinhos com rótulos franceses. 
Hyatt Regency Casablanca, Place des Nations Unies, Casablanca​. cafe-m-french-restaurant.business.site

0 Comentário

Comentários com conteúdo impróprio e/ou spam poderão ser removidos.