Compartilhe
facebook twitter gplus mail

Casa Vicens, de Gaudí, será aberta como museu

02/05/2017

Se lugares como Casa Batlló, Parque Guell e Sagrada Família já valiam um roteiro de arquitetura em Barcelona, esse circuito ficará mais interessante com a abertura da Casa Vicens – a primeira casa projetada por Antoni Gaudí na cidade. O edifício será convertido em museu e receberá visitantes pela primeira vez em 130 anos. 

Gaudí, com então 31 anos, projetou a Casa Vicens como uma casa de verão entre 1883 e 1885, para o corretor de imóveis Manel Vicens i Montaner (1836-1895). Um olhar mais atento e os visitantes notarão que a construção apresenta um estilo diferente de outras desenhadas por Gaudí. Com influências árabes e bizantinas, a Casa Vicens é tida como um exemplo da chamada fase orientalista (1883-1888) do modernista catalão. 

Em 1993, a Casa Vicens foi considerada Patrimônio de Interesse Cultural Nacional na categoria de monumento histórico. Já em 2005, a casa foi tombada como Patrimônio Mundial pela Unesco, integrando outros sete edifícios em Barcelona catalogados pela organização.  

Quando reabrir, a Casa Vicens abrigará uma exposição permanente sobre o próprio edifício, juntamente com a sua importância na trajetória de Gaudí e seu contexto artístico e social. Um motivo a mais para apreciar a obra do gênio catalão.  

Casa Vicens, primeira casa projetada por Gaudí em Barcelona. Foto: Imatges Premsa Febrer 2016
Detalhes do interior da casa. Foto: Imatges Premsa Febrer 2016
0 Comentário

Comentários com conteúdo impróprio e/ou spam poderão ser removidos.